DOCUMENTAÇÃO DA ARQUITETURA

A INFLUÊNCIA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NA PAISAGEM URBANA DA CAPITAL DA ALTA SOROCABANA

Autores

  • Beatriz Emboaba da Costa UNESP

Palavras-chave:

estação, Presidente Prudente, patrimônio, documentação histórica

Resumo

A dissertação que originou esse artigo trata da ocupação na Alta Sorocabana, verificando a formação dos núcleos urbanos, do final do século XIX até meados do século XX, com foco em Presidente Prudente; para isto foi estruturado um acervo com registro de imóveis, livros, leis, mapas, jornais e fotografias. A fundação da cidade se deu a partir da dualidade de dois patrimônios laicos divididos pela ferrovia, a Vila Goulart e a Vila Marcondes. Está diretamente vinculada a chegada da E.F. Sorocabana em 1919, a segunda estação foi inaugurada em 1926 e a terceira em 1944. É notório que as estradas de ferro ajudaram a definir a ocupação urbana paulista, sendo o objetivo de este artigo comprovar a importância social, econômica e geográfica da ferrovia e a sua influência na paisagem urbana da Capital da Alta Sorocabana, a partir do acervo documental, além de mostrar o uso da estação atualmente.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Emboaba da Costa, B. (2017). DOCUMENTAÇÃO DA ARQUITETURA: A INFLUÊNCIA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NA PAISAGEM URBANA DA CAPITAL DA ALTA SOROCABANA. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34053