A CURA ATRAVÉS DA FÉ

UM OLHAR SOBRE AS BENZEDEIRAS/REZADEIRAS ALAGOANAS

Autores

  • KARLA RACHEL JARSEN DE CALHEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Palavras-chave:

benzedeira, cura, cultura popular, medicina alternativa, fé

Resumo

O presente trabalho tem como propósito analisar e compreender como os ofícios de benzedeira e/ou rezadeira expressam-se atualmente no estado de Alagoas – região metropolitana – com base no mapeamento realizado pelo Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Alagoano desenvolvido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional. Esse tem como metodologia o Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC e seu objetivo consiste em identificar, documentar e registrar bens culturais de natureza imaterial para atender a demanda pelo reconhecimento e registro oficial de bens representativos da pluralidade cultural de grupos constituintes da sociedade brasileira.

Para o desenvolvimento desta atividade, foram compiladas as informações obtidas in loco nos municípios alagoanos de Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Dois Riachos e na capital Maceió, captando as informações por meio de entrevistas e registros audiovisuais a cerca dos ofícios estudados em questão. Mapeamentos oficiais pré-existentes, bem como novos bens identificados pelas populações locais junto ao grupo de pesquisa Nordestanças da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante os anos de 2014 à 2015 também fundamentam o presente trabalho.

Mediante as informações levantadas observou-se a necessidade de evidenciar a existência de um seguimento de mulheres que, através do exercício da fé, ajudam  enfermos, vivenciam e perpetuam os ofícios do benzimento e da reza na contemporaneidade. Além, foi realizada exposição fotográfica em abril de 2017 no Museu da Imagem e do Som – MISA, de Maceió, como uma forma de atualizar e reaproximar a população desses ofícios, além de visar o zelo e a salvaguarda desse patrimônio imaterial, valorizando a cultura popular alagoana e as praticas medicinais alternativas locais.

Palavras-chave: Benzedeiras; cura; cultura popular; medicina alternativa; fé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

CALHEIROS, K. R. J. D. (2018). A CURA ATRAVÉS DA FÉ: UM OLHAR SOBRE AS BENZEDEIRAS/REZADEIRAS ALAGOANAS. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34063