A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO NO CENTRO TOMBADO DA LAGUNA/SC

O LEGADO DE LUIZ CARLOS REMOR

Autores

  • Danielle Benício Udesc/PPGAV
  • Sandra Makowiecky Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).
  • Alexandre Krause Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
  • Danilo Adriano Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
  • Maria Eduarda Gaspar Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Palavras-chave:

Laguna/SC, Centro Tombado, Preservação, Patrimônio Moderno, Luiz Carlos Remor

Resumo

Este trabalho visa promover a preservação do patrimônio moderno assinado por Luiz Carlos Remor no Centro tombado de Laguna. Objetiva-se: sistematizar os processos de edificações modernas para a área central (aprovados pela Prefeitura, depositados no Arquivo Público e digitalizados pela ação de extensão Memórias de Laguna); caracterizar o acervo de Remor; investigar a biografia, a origem e a formação deste engenheiro lagunense e integrá-lo à história da cidade; identificar as suas relações com os demais profissionais; inventariar o status da conservação de suas obras na Contemporaneidade; e provocar o reconhecimento e a valorização deste legado. Para isso, recorreu-se à revisão bibliográfica e iconográfica; ao exame dos projetos; ao levantamento de dados junto ao CREA e in loco; e ao inventário das remanescências de Remor. Tal empreendimento justifica-se pela escassez de publicações sobre a arquitetura novecentista no berço citadino. Ademais, ratifica-se sua relevância pelo ineditismo envolvendo a herança assinada por Remor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Benício, D., Makowiecky, S., Krause, A., Adriano, D., & Gaspar, M. E. . (2017). A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO NO CENTRO TOMBADO DA LAGUNA/SC: O LEGADO DE LUIZ CARLOS REMOR. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34080