ESPAÇOS DOMÉSTICOS AUTOCONSTRUÍDOS

MODOS DE VIDA E MODOS E HABITAR

Autores

  • Maressa Fonseca e Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Ítalo Stephan Universidade Federal de Viçosa
  • Aline Werneck Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Autoconstrução, Modos de vida, Modos de habitar, Modos de morar, Espaço doméstico, Habitação de interesse social, Habitação

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação que analisou como a conformação espacial de moradias autoconstruídas pela população de baixa renda reflete os modos de vida e modos de habitar de seus moradores e autoconstrutores. A investigação foi realizada em Viçosa–MG, em dois bairros caracterizados por condições precárias de infraestrutura e concentração de moradores com restrições socioeconômicas e em condições de vulnerabilidade social. A pesquisa de campo assumiu a forma de estudos de caso sobre as moradias autoconstruídas, utilizando procedimentos metodológicos correntes em avaliações pós-ocupação (APO): entrevistas semiestruturadas, passeios acompanhados (walkthroughs), mapas afetivos, levantamentos arquitetônicos e registros fotográficos. Não identificamos um padrão espacial nas moradias, contudo, existem aspectos comuns entre os casos estudados. Observamos referências ao modo de vida rural, existência de modos de vida e modos de habitar híbridos, realização de constantes reformas e ampliações, desenvolvimento de atividades produtivas e coabitação nos terrenos. Constatamos que os valores expressos na moradia são fortemente influenciados pelas condições socioeconômicas e que existem dificuldades técnicas nos processos de planejamento e construção das residências. Destacamos a necessidade de operacionalização da assistência técnica pública e gratuita para habitação de interesse social (ATHIS) visando melhorias nas condições dos ambientes residenciais e urbanos autoconstruídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Stephan, Universidade Federal de Viçosa

Ítalo Itamar Caixeiro Stephan é Arquiteto e Urbanista, professor associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Aline Werneck, Universidade Federal de Viçosa

Aline Werneck Barbosa de Carvalho é Engenheira Arquiteta, professora aposentada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Fonseca e Souza, M., Itamar Caixeiro Stephan, Ítalo, & Werneck Barbosa de Carvalho, A. (2020). ESPAÇOS DOMÉSTICOS AUTOCONSTRUÍDOS: MODOS DE VIDA E MODOS E HABITAR. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34085