O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ARQUITETÔNICO:

As experiências através da documentação arquitetônica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas.

Autores

  • Daniele Behling Luckow UCPel
  • Joseane da Silva Almeida
  • Laura Gomes Zambrano

Palavras-chave:

Documentação, Arquitetura, Pelotas

Resumo

A documentação arquitetônica tem um papel essencial na preservação do patrimônio cultural na salvaguarda da memória de um acervo de bens, mas também é um instrumento para ações de intervenções. A academia, em seus cursos afins, tem sido um importante meio para a produção dessa documentação contribuindo para preservação, tanto pelo resgate da memória como embasamento de legislações e intervenções. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da universidade, especificamente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas, através da sua atuação na documentação arquitetônica do patrimônio cultural arquitetônico. A cidade de Pelotas – RS apresenta uma trajetória significativa em relação à preservação do Patrimônio Cultural e nesse contexto o curso tem contribuído, em virtude do seu caráter comunitário, para a preservação do acervo de bens. A prática da documentação, a partir da integração entre o ensino, pesquisa e extensão, possibilitou a atuação em casos que abordam os diferentes objetivos da documentação em si, com a elaboração de estudos para a proteção de bens ou de apoio para intervenções. A reflexão a partir da experiência desenvolvida têm permitido, no âmbito da academia aliar a teoria à prática, e na documentação abordá-la como um instrumento de proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-28

Como Citar

Behling Luckow, D., da Silva Almeida, J., & Gomes Zambrano, L. (2017). O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ARQUITETÔNICO: : As experiências através da documentação arquitetônica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas . Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34088