POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO
OS HIATOS POLÍTICOS NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE HOLAMBRA
Palavras-chave:
holambra, turismo, patrimônio cultural, conservação de bens culturaisResumo
O intuito deste artigo é refletir sobre o desafio constante no alinhamento e na conciliação de políticas públicas no âmbito da gestão do patrimônio cultural, com relação às estratégias do planejamento turístico, no recorte do estado de São Paulo. O estudo busca contribuir com as investigações interdisciplinares contemporâneas do campo da cultura e do turismo, utilizando de um caso que exemplifica a relação conflitante do ambiente construído de caráter patrimonial, diante de processos de cenarização dos espaços urbanos, processos orientados pela ausência e imposição entre as agendas cultural e turística no âmbito estadual, diante de um caso municipal. A discussão que aqui se apresenta exemplifica hiatos e possíveis negligências identificadas nas políticas estaduais de turismo e patrimônio na cidade de Holambra, no interior do estado de São Paulo, em que o patrimônio cultural material da colonização holandesa na cidade é historicamente negligenciado pelo poder público local, e como veremos, também pelo estadual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.