UMA BREVE CARTOGRAFIA DA REGIÃO LAGOINHA
ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS E DESDOBRAMENTOS SÓCIO-ESPACIAIS.
Palavras-chave:
Gentrificação, Cartografia, Políticas urbanasResumo
Este artigo traz uma breve operacionalização do Método Cartográfico Indisciplinar a partir do mapeamento das principais políticas públicas urbanas implementadas ou planejadas para a região da Lagoinha. Busca-se viabilizar as controvérsias que permeiam as estratégias de gestão territorial envolvendo a tríade Estado-Capital-Sociedade Civil, as resistência urbanas e os movimentos de (des)investimento de capital no ambiente construído. Para isso, realiza-se a identificação dos principais atores humanos e não-humanos atuantes nos agenciamentos múltiplos das reestruturações urbanas promovidas na região Lagoinha. A originalidade está tanto no método em desenvolvimento quanto na promoção do debate quanto à importância de práticas de planejamento participativo e a formulação de hipóteses quanto aos efeitos e desdobramentos da gentrificação em territórios de valor histórico-patrimonial, com localização geográfica centralmente estratégica e sob cíclicas intenções de requalificações urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.