REFLEXÕES E PROPOSTA METODOLÓGICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A DOCUMENTAÇÃO E PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DO CENTRO HISTÓRICO DE ILHÉUS (BA)

Autores

  • Ruhana Santos Falcão
  • Leonardo de Souza Polli

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Ilhéus, Documentação arquitetônica

Resumo

A história do cultivo do cacau em Ilhéus e os períodos do auge dessa economia envolveram investimentos na construção de diversas edificações de relevância histórica. Todavia, a crise da monocultura do cacau na década de 1980 e a consequente diversificação da economia ilheense, que passou a se caracterizar como uma economia agrícola, comercial e turística, influenciaram diretamente à relação patrimônio/ cidade, que ocorreu à revelia de qualquer política eficiente e permanente de preservação e salvaguarda do patrimônio histórico construído, ascendendo a preocupação com a conservação desses monumentos e com a salvaguarda da sua memória. Diante desse cenário, esse artigo apresenta reflexões entorno do desenvolvimento de um projeto pensado no sentido de analisar a importância da documentação como um instrumento para preservação desta memória, considerando a evolução das tecnologias computacionais e o surgimento de novas ferramentas e métodos de documentação, apresentando uma iniciativa de desenvolver um sistema de informações do patrimônio histórico edificado (HIS) do centro antigo de Ilhéus, visando a sua divulgação, valorização e preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Falcão, R. S. ., & Polli, L. de S. . (2017). REFLEXÕES E PROPOSTA METODOLÓGICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A DOCUMENTAÇÃO E PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO DO CENTRO HISTÓRICO DE ILHÉUS (BA). Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34460