MEMÓRIAS QUE HABITAMOS

INVENTÁRIO DA ARQUITETURA NEOCOLONIAL NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA

Autores

  • Lia Cristina Moraes
  • Lilian Louise Fabre Santos UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana Leonor Pacheco UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inventário, Arquitetura neocolonial, Patrimônio catarinense, Mesorregião serrana, Prêmio Elisabete Anderle

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência do projeto “A arquitetura Neocolonial em Santa Catarina: do erudito ao popular - etapa Região Serrana”, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de 2020. Tal projeto fundamenta-se no projeto piloto feito em Florianópolis sobre o papel que a arquitetura neocolonial assumiu na cultura catarinense entre 1930 e 1960. Assim, foi possível estender a iniciativa para a mesorregião serrana, englobando suas cidades mais antigas: Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro e Curitibanos. Destacamos que o estilo é marcante na paisagem urbana local, visto que o principal ciclo econômico que desenvolveu tais cidades foi a exploração da madeira entre 1940 e 1960, período de popularização do neocolonial. Desse modo, justificamos a importância da pesquisa não só para a compreensão dos desdobramentos do neocolonial no interior do estado, mas também para influenciar a formulação de futuras políticas de preservação deste patrimônio ora ameaçado. O projeto durou doze meses, empregando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, bibliográfica e iconográfica; levantamento de campo e inventário; entrevista com os moradores e coleta de depoimentos; divulgação do projeto nas redes sociais “Memórias que habitamos”, valorizando não só os aspectos arquitetônicos das edificações, mas também as relações afetivas que as dão sentido como patrimônio cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Cristina Moraes

Arquiteta e Urbanista formada com mérito acadêmico na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus Laguna. Durante a graduação, participou de ações de pesquisa no Laboratório de Arquitetura - Teoria, Memórias e Histórias (Artemis) da universidade supracitada. Além disso, foi contemplada com bolsa de monitoria e bolsa de mobilidade estudantil internacional da Udesc (Prome), com a qual obteve formação complementar na Università degli Studi di Ferrara (Unife) em 2019 através das disciplinas história da arquitetura antiga e medieval e história da arquitetura moderna. Desde 2021 faz parte do Coletivo Memórias que Habitamos, participando de projetos culturais relacionados com a preservação do patrimônio cultural da região serrana de Santa Catarina

Lilian Louise Fabre Santos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (2014) e graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Exerceu atividades profissionais relacionadas com proteção do patrimônio arquitetônico brasileiro, como a elaboração da Normativa de Preservação do Conjunto Histórico de Antonina para o IPHAN/PR (2012-2014), consultoria técnica contratada pela UNESCO para implementação das ações do PAC-Cidades Históricas no estado de Goías (2014) e coordenou a obra de restauração da Catedral Basílica de Salvador/BA (2015). Desde 2016 atua no ramo docente como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo de universidades catarinense como a Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade do Planalto Catarinense, ministrando disciplinas das áreas de teoria e história da arquitetura e urbanismo, arquitetura brasileira e patrimônio cultural. É conselheira titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lages e conselheira suplente do CAU/SC.

Tatiana Leonor Pacheco, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Tatiana Leonor Pacheco é graduanda da 10ª fase em Arquitetura e Urbanismo (Udesc). Fez parte do Laboratório de Preservação do Patrimônio (LABPPAT), desenvolvendo iniciativas de Educação Patrimonial e foi bolsista de monitoria em Técnicas Retrospectivas: Teoria e Projetos e Projeto de Restauração do Patrimônio Arquitetônico. Desde 2021 integra o Coletivo Memórias que Habitamos.

Downloads

Publicado

2023-02-12

Como Citar

Moraes, L. C., Fabre Santos, L. L., & Pacheco, T. L. (2023). MEMÓRIAS QUE HABITAMOS: INVENTÁRIO DA ARQUITETURA NEOCOLONIAL NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42155

Edição

Seção

PATRIMÔNIO E INSTRUMENTOS