MEMÓRIAS QUE HABITAMOS
INVENTÁRIO DA ARQUITETURA NEOCOLONIAL NA REGIÃO SERRANA DE SANTA CATARINA
Parole chiave:
Inventário, Arquitetura neocolonial, Patrimônio catarinense, Mesorregião serrana, Prêmio Elisabete AnderleAbstract
Este artigo objetiva relatar a experiência do projeto “A arquitetura Neocolonial em Santa Catarina: do erudito ao popular - etapa Região Serrana”, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de 2020. Tal projeto fundamenta-se no projeto piloto feito em Florianópolis sobre o papel que a arquitetura neocolonial assumiu na cultura catarinense entre 1930 e 1960. Assim, foi possível estender a iniciativa para a mesorregião serrana, englobando suas cidades mais antigas: Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro e Curitibanos. Destacamos que o estilo é marcante na paisagem urbana local, visto que o principal ciclo econômico que desenvolveu tais cidades foi a exploração da madeira entre 1940 e 1960, período de popularização do neocolonial. Desse modo, justificamos a importância da pesquisa não só para a compreensão dos desdobramentos do neocolonial no interior do estado, mas também para influenciar a formulação de futuras políticas de preservação deste patrimônio ora ameaçado. O projeto durou doze meses, empregando os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental, bibliográfica e iconográfica; levantamento de campo e inventário; entrevista com os moradores e coleta de depoimentos; divulgação do projeto nas redes sociais “Memórias que habitamos”, valorizando não só os aspectos arquitetônicos das edificações, mas também as relações afetivas que as dão sentido como patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.