TOMBAMENTO, DESTOMBAMENTO E DEMOLIÇÃO
A PERDA DE UM CONJUNTO RESIDENCIAL ART DÉCO EM SOROCABA-SP
Palavras-chave:
Art Déco, Sorocaba-SP, Jardim Bertina, Patrimônio da industrialização, DestombamentoResumo
Os exemplares arquitetônicos de tendência Art Déco, majoritariamente datados das décadas de 1930 e 1940, apesar de fundamentais para a compreensão do processo de modernização das cidades brasileiras, seguem pouco reconhecidos e valorizados. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, a despeito das tentativas de salvaguarda, um exemplar da arquitetura Art Déco, de reconhecido valor histórico e cultural, teve seu processo de tombamento anulado (destombamento) e, após discussões judiciais e nova tentativa de proteção, foi repentinamente demolido. Trata-se do caso do “Jardim Bertina”: um conjunto de onze residências unifamiliares, datado de 1938. A perda de sua substância material, por meio da demolição, consistiu em um irreparável dano para história e cultura sorocabanas. O presente texto resulta dos estudos que foram realizados visando nova proteção do “Jardim Bertina”, antes de sua demolição. A metodologia de estudo adotada associa pesquisa arquivística e iconográfica, a entrevistas e levantamentos feitos in situ. Busca-se, dessa forma, refletir sobre a valorização dos exemplares Art Déco e sua salvaguarda, dando ênfase ao caso do “Jardim Bertina”, no qual o dano permanente da demolição, apesar das ações de munícipes visando sua proteção, não pôde ser evitado – restando as fontes documentais, orais e iconográficas como evidências de sua existência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.