ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES DAS CARTAS PATRIMONIAIS E O POTENCIAL DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA (HBIM) PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • Ciro Junior Martins Ribeiro UFMG
  • Cynara Fiedler Bremer UFMG

Palavras-chave:

HBIM, Patrimônio Cultural, Cartas Patrimoniais, Documentação, Modelagem da Informação

Resumo

Com o objetivo de contribuição teórica para a temática da Modelagem da Informação da Construção Histórica ou Heritage Building Information Modeling (HBIM), o presente artigo busca evidenciar sua importância na evolução das metodologias de salvaguarda do patrimônio cultural por meio de pesquisa documental das cartas patrimoniais e pesquisa bibliográfica de produções sobre o HBIM, para cruzamento de dados com três pontos: 1) documentação, 2) acessibilidade da informação, e 3) interdisciplinaridade. Diversas pesquisas e aplicações do HBIM nas últimas décadas demonstram que, para o patrimônio cultural edificado, a representação da informação é tão importante quanto a representação física, para seu registro e salvaguarda. A exploração feita mostra que a aplicação do HBIM e dos modelos focados em gestão da informação, caminha em consonância com as evoluções das discussões internacionais sobre patrimônio cultural, além de possuir amplo potencial de centralizar soluções acerca da documentação do patrimônio cultural e tornar a gestão, manutenção e preservação algo cada vez mais eficiente e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciro Junior Martins Ribeiro, UFMG

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2015, Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH), Especialista em Gestão de Projetos de Engenharia (2016, UniBH) e mestrando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2022, UFMG-PACPS) com pesquisa em Modelagem da Informação para Edificações Históricas (HBIM). Atua em projetos, obras e pesquisas em arquitetura, design, construção e patrimônio cultural/restauração. Atualmente é arquiteto coordenador da Prizme Arquitetura, arquiteto coordenador no Espaço Comum Luiz Estrela e arquiteto na Secretaria Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte.

Cynara Fiedler Bremer, UFMG

Pós Doutora pela Universidad de Granada, Espanha (2019). Pós Doutora pela Universität des Saarlandes, Alemanha (2015). Doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2007). Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (1999). Engenheira Civil pela UFMG (1996). Professora da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2010, na Escola de Arquitetura, Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). Leciona disciplinas nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Design, no curso de Especialização em Cidades, Edificações e Produtos e no PPG-ACPS/UFMG (Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável). Sub-coordenadora do curso de Especialização em Cidades, Edificações e Produtos. Coordenadora do LDBio (Laboratório de Design e Biomimética). Líder do grupo Biomimética e Biônica no CNPq. Áreas de interesse: Engenharia de Estruturas, Ensaios não destrutivos, Patologia das Construções. Biomimética na Engenharia, na Arquitetura e no Design, HBIM, EaD, STEM.

Downloads

Publicado

2023-02-12

Como Citar

Junior Martins Ribeiro, C., & Fiedler Bremer, C. (2023). ANÁLISE DE ORIENTAÇÕES DAS CARTAS PATRIMONIAIS E O POTENCIAL DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA (HBIM) PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42179

Edição

Seção

PATRIMÔNIO E INSTRUMENTOS