ARTE, CIDADANIA E PATRIMÔNIO
CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO FAZENDINHANDO PARA AS POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO
Palavras-chave:
Políticas de Patrimônio, Projeto Fazendinhando, Transformação pela Arte, Escuta Ativa, Ativismo SocialResumo
O trabalho analisa como ações de ativismo social comunitário podem inspirar políticas patrimoniais mais horizontais, tendo por referência o projeto “Fazendinhando”, no qual moradores de uma favela da capital paulista (Jardim Colombo), articulados com outros atores sociais, conseguiram promover transformações socioespaciais e construir relações de pertencimento onde viviam. O referencial teórico trata de aspectos das relações entre identidade cultural, Globalização e a necessidade de pensarmos a preservação em escala local, observando a arte como veículo de construção identitária, apropriação dos espaços e transformação social. Apresentamos o projeto Fazendinhando como estudo de caso, um movimento feito por e para os moradores de uma comunidade periférica que “cavou” – literal e simbolicamente – oportunidades para construção de cidadania, por meio de ações sensíveis (“escuta ativa” e utilização da arte como ferramenta para criação/tradução de laços de pertencimento e ativismo social no território) e participativas. Como resultados da análise feita, confirmamos a hipótese lançada, de que ações como essa podem inspirar políticas patrimoniais, sobretudo quanto à necessidade de sua capilarização em ações locais; e apontamos diversas ações e reflexões que entendemos pertinentes e desejáveis para a elaboração e a implantação de políticas patrimoniais mais democráticas, eficientes e sintonizadas com as necessidades contemporâneas dos grupos sociais brasileiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.