ARTE, CIDADANIA E PATRIMÔNIO

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO FAZENDINHANDO PARA AS POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO

Autores

  • Fernanda Rocha de Oliveira UFPE
  • Ester Carro

Palavras-chave:

Políticas de Patrimônio, Projeto Fazendinhando, Transformação pela Arte, Escuta Ativa, Ativismo Social

Resumo

O trabalho analisa como ações de ativismo social comunitário podem inspirar políticas patrimoniais mais horizontais, tendo por referência o projeto “Fazendinhando”, no qual moradores de uma favela da capital paulista (Jardim Colombo), articulados com outros atores sociais, conseguiram promover transformações socioespaciais e construir relações de pertencimento onde viviam. O referencial teórico trata de aspectos das relações entre identidade cultural, Globalização e a necessidade de pensarmos a preservação em escala local, observando a arte como veículo de construção identitária, apropriação dos espaços e transformação social. Apresentamos o projeto Fazendinhando como estudo de caso, um movimento feito por e para os moradores de uma comunidade periférica que “cavou” – literal e simbolicamente – oportunidades para construção de cidadania, por meio de ações sensíveis (“escuta ativa” e utilização da arte como ferramenta para criação/tradução de laços de pertencimento e ativismo social no território) e participativas. Como resultados da análise feita, confirmamos a hipótese lançada, de que ações como essa podem inspirar políticas patrimoniais, sobretudo quanto à necessidade de sua capilarização em ações locais; e apontamos diversas ações e reflexões que entendemos pertinentes e desejáveis para a elaboração e a implantação de políticas patrimoniais mais democráticas, eficientes e sintonizadas com as necessidades contemporâneas dos grupos sociais brasileiros.

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Publicado

2023-02-12

Como Citar

Rocha de Oliveira, F., & Carro, E. (2023). ARTE, CIDADANIA E PATRIMÔNIO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO FAZENDINHANDO PARA AS POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42181

Edição

Seção

PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE