REVENDO O PANORAMA DO ENSINO DE CONSERVAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL

Autores

  • Julio Sampaio UFRRJ

Palavras-chave:

Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, Ensino de Conservação, Conservação de Edificações e de Áreas Urbanas

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa “Panorama do ensino de conservação nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo do Brasil” desenvolvida no período de 2013 a 2015, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a qual monitorou como a conservação foi implantada nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Avaliou-se, especialmente, se as propostas pedagógicas e os planos de ensino atenderam aos parâmetros conceituais e metodológicos definidos no campo do saber da conservação. Teve como base a respectiva literatura especializada com ênfase particular nos parâmetros do Comitê de Treinamento do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (CIF-ICOMOS), que pretende implantar uma rede mundial de discussão do tema no âmbito universitário. Identificaram-se quais são os pontos comuns que demandaram revisões e aprimoramentos, respeitando-se as particularidades das naturezas das características arquitetônicas e urbanísticas dos contextos locais. Por intermédio desta investigação, atingiu-se, parcial e momentaneamente, o aprimoramento da conservação, neste caso distinto, na formação de arquitetos e urbanistas na prática da conservação de bens imóveis, edificações e áreas urbanas, a qual implicará uma contribuição da revisão dos parâmetros das políticas de conservação em geral, notadamente do contexto brasileiro, que, por sua vez, ratificou a validade do estado da arte vigente da área de conhecimento em questão. A primeira versão deste artigo foi apresentada no I Simpósio Científico do ICOMOS Brasil em 2017. A presente edição incorpora os comentários feitos nesse evento e revê, atualiza e desenvolve os dados apresentados anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-12

Como Citar

Sampaio, J. (2023). REVENDO O PANORAMA DO ENSINO DE CONSERVAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42271

Edição

Seção

PATRIMÔNIO E INSTRUMENTOS