O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NAS PAISAGENS DE MINAS GERAIS
Schlagwörter:
paisagem cultural, Memória ferroviária, Identidade socialAbstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a preservação e valorização da memória ferroviária nas regiões da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Parte-se da noção de que a paisagem é forma e sentimento no intento de compreender a importância que o trem desempenhou na conformação das paisagens mineiras, conferindo-lhe unicidade. Ressalta-se a sua marcante presença, ainda hoje, no cotidiano de seus habitantes e em seu imaginário, contribuindo para a conformação de identidades locais. Destarte, este artigo visa expor o vínculo existente entre o patrimônio ferroviário e as paisagens culturais, bem como os laços desenvolvidos pelos moradores com a ferrovia ao longo do tempo, destacando o remanescente desse patrimônio nos municípios, o que nos conduz à reflexão sobre a preservação do patrimônio ferroviário face às gerações futuras. Este artigo baseia-se em documentações e depoimentos coletados pelo programa de extensão Memória Trilho. Este programa, promovido pelo grupo de pesquisa e extensão Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como objetivo valorizar o patrimônio e a memória ferroviários, procurando identificar, registrar e divulgar o patrimônio material e imaterial dos caminhos mineiros da antiga SR-3 da R.F.F.S.A. de seis municípios das regiões ora mencionadas
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.