DESTRUIÇÃO POR CATÁSTROFES NATURAIS
A DOCUMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE PRESERVAÇÃO NO MUSEU DAS MISSÕES
Keywords:
documentação, preservação, Museu das MissõesAbstract
O artigo aborda a preservação de acervos suscetíveis à destruição decorrente de catástrofes naturais, como é o caso da maior coleção pública de imaginária sacra jesuítica em madeira policromada dos séculos XVII e XVIII do Mercosul, pertencente ao Museu das Missões. O acervo é parte do sítio arqueológico das Ruínas de São Miguel Arcanjo, Patrimônio Mundial da Unesco, e sofreu danos significativos em decorrência de um tornado que atingiu o local em abril de 2016. O estudo aponta questionamentos para fomentar a discussão da preservação tomando por base o ponto de vista do conservador-restaurador, especificamente a partir de seu repertório ético-teórico e das ferramentas de documentação da área. Indica também indagações sobre o papel das instituições de memória no campo do patrimônio, no que tange especialmente ao inventário, ao estudo, ao planejamento e à execução de projetos de conservação de acervos. O artigo não possui a pretensão de assentar respostas definitivas mas sim, provocar a discussão do assunto e instigar o debate acerca do tema da documentação aplicada à conservação e restauração.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.