A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, ARQUITETÔNICO, TURÍSTICO E PAISAGÍSTICO DE SOROCABA (1994-2019)

Autores

  • Fábio Felippe PUC-Campinas, ex-aluno
  • Ana Paula Farah PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

patrimônio edificado, tombamento, preservação

Resumo

Este artigo visa compreender a atuação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico e Turístico da cidade de Sorocaba (CMDP) no interior do estado de São Paulo no período de 1994 (da sua criação) até 2019 (ano em que foi acompanhada a gestão).  Busca apreender quais são as prerrogativas e os mecanismos norteadores, através dos instrumentos teórico-críticos utilizados e de que maneira é exercida a legislação sobre o patrimônio edificado perante a solicitação de tombamento, aprovação, fiscalização e manutenção do bem protegido, evidenciando assim, como é promovida a cultura da preservação da memória em meio a uma cidade em constante desenvolvimento, do qual, a mesma, tem um papel eminente para a construção da identidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Felippe, F., & Paula Farah, A. (2019). A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, ARQUITETÔNICO, TURÍSTICO E PAISAGÍSTICO DE SOROCABA (1994-2019). Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34046