ANÁLISE DE ESFORÇOS NA IGREJA DE SANTA TERESA EM SALVADOR
Palabras clave:
esforços horizontais, cúpula, grafostática, sap 2000 plusResumen
O presente trabalho é um estudo comparativo de resultados de empuxos exercidos nas paredes laterais de apoio, pela abóbada central da Igreja do Convento de Santa Teresa, construída em meados do século XVII, em Salvador, com uma arquitetura de transição entre o Renascimento e o Barroco. O objetivo do estudo é fazer uma análise comparativa dos resultados dos esforços horizontais, aplicados nas paredes laterais de alvenaria, obtidos por dois métodos de cálculo, e identificar, posteriormente, que valor deve ser utilizado para o dimensionamento do tirante necessário para conter a deformação das paredes. Foram utilizados dois métodos analíticos – a Grafostática e o software SAP 2000 Plus. No primeiro método, o cálculo de esforços é obtido através de desenho geométrico; no segundo, a obtenção dos mesmos possui base de cálculo desenvolvida a partir do método dos elementos finitos. Diante dos resultados obtidos, observa-se que o método geométrico da Grafostática é uma boa aproximação para o cálculo dos empuxos e permite, com pequena margem de erro, o cálculo de esforços para o projeto de consolidação. Este trabalho permitirá aos arquitetos da área de Conservação e Restauro a possibilidade de avaliação de esforços com utilização de um método mais simples e seguro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.