DOCUMENTAÇÃO DIGITAL PARA PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS MODERNOS
E1 EESC USP
Palabras clave:
Documentação digital, HBIM, Arquitetura Moderna, InventárioResumen
O extenso patrimônio arquitetônico moderno brasileiro, construído no século XX, está se degradando e sendo perdido, ou descaracterizado pelo descaso, ou por dificuldades na sua conservação. Esse estudo envolve pesquisadores de diversas instituições em torno da investigação de Heritage Building Information Modeling (HBIM) e da documentação digital do patrimônio arquitetônico moderno. O E1, sede da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), foi projetado pelo arquiteto Hélio Duarte (1906-1989) e o engenheiro Ernest Mange (1922- 2005), na década de 1950. É uma obra singular, sobretudo por sua contribuição para o debate da industrialização das construções no país. O presente artigo apresenta os resultados dos levantamentos históricos e in loco; assim como a sistematização dessas informações num inventário, as quais são agrupadas em um modelo HBIM. Discute ainda as dificuldades e as potencialidades na associação de metodologias e tecnologias de trabalho situadas em campos disciplinares distintos, como teoria e história da arquitetura, coordenação de projetos, HBIM, tecnologia e patologia das construções. O estudo colabora com o debate acerca da preservação e utilização de tecnologias digitais para documentação de edificações, com o intuito de estruturar uma metodologia que contribua para a elaboração de modelos HBIM.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.