CIDADE, IMAGEM, IDENTIDADE
O CASO DO MUNICÍPIO DE TIRADENTES (MG) E UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO URBANA NO BAIRRO PARQUE DAS ABELHAS
Palabras clave:
City marketing, Turismo, Projeto de Intervenção Urbana, TiradentesResumen
Este artigo tem como base o trabalho desenvolvido para a disciplina “Cidade, Imagem, Identidade: Espaços Urbanos”, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei, ministrada pela professora Ana Beatriz da Rocha, cujo objetivo foi evidenciar a relevância das discussões de caráter crítico-teórico-histórico como parte do processo de experimentação projetual. Inicialmente, analisou-se os processos históricos e econômicos que levaram à formação do município de Tiradentes (MG), além do uso de estratégias de city marketing, a partir de fins do século XX, para a consolidação de sua imagem como destino turístico – culminando na transformação de seu patrimônio (material e imaterial) em mercadoria, contrapondo-se às noções de cultura e preservação da memória. Discutiu-se, também, como o desenvolvimento econômico gerado pelo turismo incentivou a expansão urbana em áreas adjacentes ao centro histórico setecentista – tendo como foco o bairro Parque das Abelhas, loteado na década de 1980, e que se destaca por seu traçado urbano reticulado. O produto final da disciplina foi uma proposta de intervenção urbana no bairro, de modo a atender às demandas contemporâneas de utilização do espaço pelos habitantes – considerando questões complexas sobre patrimônio, imagem e identidade das cidades históricas e sua relevância para a indústria do turismo.
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Derechos de autor 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
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