OS INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO UMBANDISTA BRASILEIRO
Palabras clave:
Patrimônio, Instrumentos de proteção, registro, umbandaResumen
O concernimento em relação aos instrumentos de proteção do patrimônio surge junto do conceito do mesmo, uma vez que a proteção se faz necessária como uma forma de preservar a história e a cultura de um determinado grupo. Os instrumentos de preservação já tem um caráter mais estabilizado quando se fala do patrimônio material, principalmente em relação aos bens imóveis e integrados. Novos instrumentos surgiram com a ampliação dos conceitos de patrimônio, que passou a considerar não só os bens materiais, mas também os bens imateriais. Sabendo da importância do registro para o reconhecimento e preservação, além da possibilidade de diversas aplicações, no presente artigo busca-se apresentar sua aplicabilidade para a proteção das práticas culturais referentes à umbanda, religião afro-brasileira que, devido a ataques de caráter preconceituosos, tem suas práticas constantemente ameaçadas, justificando assim o presente estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.