Ampliação da mineração no contexto histórico das Minas Gerais
um conjunto de ameaças sobre paisagens culturais e ecológicas de camponeses, indígenas e quilombolas
Mots-clés :
Mineração, Paisagem camponesa, Paisagem indígena, Paisagem quilombola, SemiáridoRésumé
O entorno de Grão Mogol encontra-se ameaçado pela futura devastação minerária por localizar-se na área geológica do vale do Peixe Bravo, uma espécie de “quadrilátero ferrífero” do Norte de Minas Gerais. Com essa finalidade, o método usado consistiu na análise bibliográfica de diferentes fontes, e a posterior discussão das implicações espaciais da mineração sobre paisagens singulares, do ponto de vista cultural e ecológico. A região abriga três Parques Estaduais criados com a relevante incumbência de salvaguardar os cursos hídricos, as espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, incluindo algumas espécies endêmicas aqueles locais. Os Parques Estaduais, supracitados são importantes parques geológicos ou geoparques, um meio efetivo e discussão recente de preservação do meio ambiente, sendo também importantes recortes da paisagem cultural e ecológica dos Gerais. Parques geológicos potencializam atividades socioeconômicas mais sustentáveis com destaque para o ecoturismo e o geoturismo.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.