A REDE SOCIAL COMO INSTRUMENTO PARA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO
O CASO DA FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CATALÃO (GO)
Mots-clés :
rede social, Catalão, Festa, Patrimônio ImaterialRésumé
Há mais de 140 anos, acontece a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Catalão, estado de Goiás. A Festa foi objeto de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada: “Sob as contas do Rosário: objetos e lugares da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário de Catalão, Goiás”, defendida no ano de 2016, pela Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho aqui proposto tem como objetivo relatar a experiência do desafio de levar a pesquisa realizada para mais próximo da comunidade, utilizando uma linguagem, informal e democrática. Para isso, foi criada uma página na rede social, Facebook, onde pesquisadora e comunidade aturaram durante a realização da pesquisa, e continuam, com o intuito de divulgar e preservar a manifestação cultural. Na rede social foram e, ainda são, divulgados todos os resultados obtidos através da dissertação. Além disso, a comunidade se sente pertencente a página e também divulga fotografias, vídeos e eventos relacionados a Festa. Palavras-chave: rede social; Catalão; Festa; patrimônio imaterial.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.