A CONSTRUÇÃO DO NOVO BENTO RODRIGUES E OS DESAFIOS DA RETOMADA DO MODO DE VIDA DOS ATINGIDOS E ATINGIDAS PELA BARRAGEM DE FUNDÃO
Mots-clés :
Bento Rodrigues, Patrimônio Imaterial, Quintais, Agricultura familiarRésumé
A comunidade de Bento Rodrigues, datada do final do século XVII, foi a primeira área atingida pela lama proveniente do rompimento da barragem de Fundão de responsabilidade das Mineradoras BHP Billiton, Vale S.A e Samarco S.A que ocorreu em 05 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais. Com início do canteiro de obra para o novo reassentamento de Bento Rodrigues, as propostas arquitetônicas e a reimplantação do modelo de vida dos atingidos foram questionados. O objetivo dessa pesquisa foi mostrar os desdobramentos da reconstrução da comunidade, popularmente chamado de Novo Bento, após o desastre sócio-técnico-ambiental da Barragem de Fundão. Este estudo fez uma análise sobre a construção e seus elementos estruturais que garantem, ou não, o reconhecimento da comunidade dentro do novo território, assim como continuidade do modo de vida campesino existente antes do rompimento, que tem como base a produção agrícola tradicional, além do extrativismo mineral, animal e vegetal, indo de encontro com a soberania alimentar das famílias. Realizou-se a análise do conjunto das resoluções propostas pela Fundação Renova para o Novo Bento, a construção metodológica e a participação dos atingidos dentro do processo a partir de uma análise bibliográfica.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.