ARQUITETURA PÓS-DESASTRE E A SUSTENTABILIDADE
OS PARÂMETROS SOCIOCULTURAIS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS PARA A RECONSTRUÇÃO DE MARIANA, MG.
Mots-clés :
ARQUTETURA, HABITAÇÃO, INTERESSE SOCIAL, SUSTENTABILIDADE, PÓS-DESASTRERésumé
A presente pesquisa aborda a discussão sobre a sustentabilidade em projetos de arquitetura pós desastre para reassentamento permanente de vítimas de catástrofes ambientais, utilizando como estudo de caso a tragédia de Mariana em Minas Gerais, onde ocorreu o maior desastre socio ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. O caso em estudo ocorreu em 5 de novembro de 2015 quando se rompeu a barragem de Fundão, utilizada como depósito de rejeitos de mineração da empresa Samarco. No atual contexto de escassez dos recursos ambientais, o estudo abrange alternativas que buscam a redução da pegada ecológica dando prioridade ao design biológico com a aplicação de estruturas versáteis, orgânicas e readaptáveis, combinando o equilíbrio dos desenhos da natureza com a eficiência e adaptabilidade. Os resultados apresentam um modelo arquitetônico adequado aos critérios social, econômico e ambiental aliando a tecnologia às características construtivas e socioculturais da população atingida tendo como premissa a sustentabilidade.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável 2019
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.