ARQUITETURA VERNÁCULA E MEMÓRIA

ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Maxiliano Perdigão dos Santos PUC Minas/ Departamento de Engenharia Civil
  • Marco Antônio Penido de Rezende Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.
  • Mariana Petry Cabral Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Antropologia e Arqueologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Palavras-chave:

arquitetura vernácula, saberes locais, metodologia interdisciplinar, comunidades tradicionais, coletivos humanos

Resumo

Este artigo apresenta como os aspectos teóricos do estudo da arquitetura vernácula podem dialogar com outras áreas do conhecimento das ciências sociais e como pesquisadores de áreas como a antropologia, a sociologia e a arqueologia trabalham e interagem com comunidades tradicionais. A partir deste entendimento, busca-se estabelecer uma metodologia interdisciplinar de trabalho com vista a uma análise mais abrangente sobre a arquitetura vernácula. Desta forma, espera-se que modos tradicionais de construção possam ser conhecidos a partir de elementos que vão além das suas edificações e das técnicas de construção trabalhadas. Com base na literatura estudada, pode-se dizer que é possível estabelecer uma relação estreita entres os conceitos da arquitetura vernácula com os métodos de trabalho das áreas do conhecimento citadas, de modo que possa ser desenvolvida uma metodologia interdisciplinar de trabalho que proporcione um estudo mais aprofundado que poderá contribuir para o melhor entendimento acerca da relação das comunidades com os seus saberes construtivos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxiliano Perdigão dos Santos, PUC Minas/ Departamento de Engenharia Civil

Professor Assistente II do Departamento de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro da Association for Preservation Technology International (APT). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Construção Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Especialista em Construção Civil com ênfase em Tecnologia e Produtividade das Construções pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Foi professor do CEFET-MG entre 2012 e 2014, e do Centro Universitário UNA entre 2014 e 2015.

Marco Antônio Penido de Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 1987), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG, 1998), Doutor em Construção Civil (Politécnica/USP, 2003). Pos-Doutorado Programa Preservação Histórica, Universidade de Oregon, EUA (2010). Pesquisas, atividades de ensino, extensão e publicações nas áreas de: arquitetura vernácula, técnicas construtivas vernáculas e antigas, arquitetura de terra, técnicas retrospectivas, história das técnicas construtivas, sustentabilidade, conservação e patologia das construções, restauração e revitalização arquitetônica e urbana, inovação tecnológica na produção de arquitetura, interfaces tecnologia x arquitetura, história das técnicas. Professor Titular Escola de Arquitetura da UFMG, Representante da Escola de Arquitetura no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE da UFMG (2004-2007; 2007-2009).Professor Permanente, e um dos criadores da Pós-Graduação Interdisciplinar (Mestrado e Doutorado) em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável ; e do Curso de Especialização em Sustentablidade do Ambiente Construído. Diretor da Association of Preservation Technology International (Presidente do Capítulo Latino Americano e Caribenho), da Associação Nacional da Tecnologia do Ambiente Construído (diretor 2004-2006); Membro criador da Rede Ibero Americana Proterra e da Rede TerraBrasil (coordenador 2016-2017). Membro como " Expert Member" do "International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage - ICOMOS-ISCEAH" Membro da Comissão Científica dos seguintes congressos nacionais e internacionais: ATP - Arquitetura de Terra em Portugal, SIACOTs - Seminários Ibero Americanos de Construção com Terra, TerraBrasil - Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, Entac - Encontros Nacionais da Tecnologia do Ambiente Construído, Sibragec- Seminários Brasileiros de Gerênciamento e Economia das Construções, Elecs - Encontros Latino Americanos de Construções Sustentáveis. Participação na organização de diversos eventos e congressos destacando-se: I (coordenador geral), II e IV Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (2005), Forum Patrimônio 2004. Membro da Comissão Editorial das Revistas Forum Patrimonio e Topos. Revisor de artigos para as revistas: Ambiente Construído, Construction Management and Economics, Preservation Education & Research, ArquiteturaRevista. Consultor da FAPESP.

Mariana Petry Cabral, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Antropologia e Arqueologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Museu de História Natural e Jardim Botânico.

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), graduação em História - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em História (com temática na Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Antropologia - Área de Concentração em Arqueologia pela Universidade Federal do Pará (2014). De 2005 a 2016, atuou com função gratificada no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, como Gerente do Núcleo de Pesquisa Arqueológica. De 2010 a 2012, foi Coordenadora do Curso de Especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia (2010-2012), na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). É professora adjunta do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (UFMG) e pesquisadora do Museu de História Natural e Jardim Botânico (UFMG). Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia na foz do Amazonas, discussões sobre teoria e metodologia em arqueologia, arqueologias indígenas, arqueologias etnográficas.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Perdigão dos Santos, M., Penido de Rezende, M. A., & Petry Cabral, M. (2021). ARQUITETURA VERNÁCULA E MEMÓRIA: ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA INVESTIGAÇÃO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34021