PERSPECTIVAS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO SENSÍVEL
ABORDAGENS INICIAIS
Parole chiave:
patrimônio sensível, memória, conservação, preservação, direitos humanosAbstract
Este trabalho procura traçar um panorama da identificação e tratamento do que se convencionou chamar, nos últimos anos, de “patrimônio sensível”, que nos remete acontecimentos traumáticos e dolorosos, violadores dos direitos humanos, que abarcam recorrente dissenso ético quanto à sua preservação. Partindo de exemplares dessa natureza, abordaremos aqueles sítios de “patrimônio sensível”, inscritos pela UNESCO na lista do patrimônio da humanidade – traçando um panorama entre a Ilha de Gorée, no Senegal, e o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro. Procuraremos avaliar ainda as diferentes posturas de preservação adotadas em cada caso, que variam da manutenção e consolidação de ruínas até reconstruções parciais. Mostraremos a necessidade de tratá-los de forma coerente, resgatando uma memória de dor e sofrimento, através de políticas sólidas de interpretação, que estejam em consonância com a realidade atual e a universalidade dos direitos humanos. Finalmente, a partir da síntese crítica das diferentes perspectivas de preservação, propõe-se uma reflexão sobre parâmetros e cuidados mínimos de responsabilidade ética para a conservação de bens com esta natureza cognitiva em locais que ainda não demonstrem a sensibilidade requerida na abordagem de tais temas, sensíveis à uma população e que demandam decisões responsáveis sobre o que preservar, e como o fazer.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.