BIOGRAFIA DE UMA PAISAGEM CULTURAL
CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA
Parole chiave:
Biografia dos lugares, Paisagem cultural mundial, Preservação, Patrimônio moderno, Conjunto Moderno da PampulhaAbstract
O artigo apresenta e discute a abordagem biográfica dos lugares tendo como objeto de estudo o Conjunto Moderno da Pampulha, localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. A partir da abordagem biográfica dos lugares, o artigo visa problematizar e discutir o conceito de paisagem cultural no campo da preservação do patrimônio. E demonstrar como a sociedade e essa paisagem cultural estão atrelados, conectados, e ainda como os significados e valores foram acumulados e transformados ao longo do tempo mediante o processo de patrimonialização. A proposta de leitura biográfica da patrimonialização dessa paisagem cultural apresenta-se como uma possibilidade de análise e interpretação do Conjunto Moderno da Pampulha que considera os seus diversos tempos, valores e significados. O Conjunto Moderno foi concebido na década de 1940, pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo paisagista Roberto Burle Marx e foi inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura) em julho de 2016, na tipologia Paisagem Cultural. As paisagens culturais são compostas dos aspectos materiais e simbólicos, constituindo-se na relação entre a sociedade e o meio. Tal relação é dinâmica e está em constante mudança. O artigo pretende problematizar e instigar o debate acerca da biografia das paisagens culturais, e tem o objetivo de contribuir para a teoria e prática da preservação do patrimônio.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.