As DIVERSAS DIMENSÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL, DO MATERIAL AO IMATERIAL:
O CORPUS CHRISTI DE MATÃO, SUA TRADIÇÃO, EXPRESSÃO ARTÍSTICA E FESTIVIDADE
Parole chiave:
Corpus Christi, Manifestação cultural, patrimônio imaterial, Patrimônio culturalAbstract
Diante da fragilidade da preservação das manifestações culturais religiosas e artísticas consideradas patrimônio imaterial, é importante propor-se formas de registro que auxiliem os instrumentos legais para o seu reconhecimento e proteção. Este trabalho apresenta um registro do Corpus Christi na cidade de Matão (interior do estado de São Paulo), segundo uma perspectiva do patrimônio imaterial relacionado a eventos religiosos temporários e manifestações artísticas efêmeras, suas relações com a comunidade religiosa e com os habitantes e visitantes da cidade, considerando dois diferentes momentos, prévio e durante a realização do evento. Fundamenta-se em entrevistas orais com a população e participantes da festividade, consulta a notícias históricas e atuais sobre o evento em jornais, e levantamento de imagens com o objetivo da produção de um novo registro documental. Desse modo, o trabalho buscou identificar e resgatar a história e a tradição relacionada à festividade, uma celebração com mais de setenta anos contínuos de realização e que, atualmente, representa a maior produção de tapetes de Corpus Christi do estado de São Paulo. Foi possível concluir que esta importante manifestação cultural do interior do estado vem sofrendo uma série de alterações e revisões de suas conotações, questões que podem interferir e comprometer a sua preservação.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.