A SIGNIFICÂNCIA CULTURAL E O CASO DAS QUADRAS ECONÔMICAS LÚCIO COSTA
Palavras-chave:
Significância cultural, Patrimônio moderno, Quadras econômicas, Avaliação de significânciaResumo
A significância cultural refere-se ao conjunto de valores e significados que um ou mais elementos têm para as pessoas e comunidades, expondo sua importância ao longo do tempo. Este artigo visa apresentar, através de uma avaliação de significância, questões relacionadas ao resgate da significância cultural e ao crível interesse patrimonial das Quadras Econômicas Lúcio Costa (QELC), projeto do arquiteto e urbanista Lucio Costa localizado no Distrito Federal. Estruturalmente o artigo se divide em quatro partes. Na primeira, serão abordados conceitos iniciais e correlatos sobre significância cultural e seus desdobramentos. Na segunda, realizar-se-á uma breve apresentação do contexto habitacional do Plano Piloto de Brasília e o surgimento da ideia das quadras econômicas. A terceira traz a caracterização e situação atual das QELC. Ao final, serão estabelecidos, a partir das visões técnica e social, uma base de critérios que auxiliem na compreensão dos valores do local e estabeleçam referências para uma futura declaração de significância, forte argumento para salvaguarda do bem. Espera-se que essa avaliação possa contribuir para as reflexões acerca da conservação do patrimônio moderno em Brasília e da importância dessa preservação também fora de seu perímetro de tombamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.