INSTRUÇÕES TÉCNICAS
UMA FERRAMENTA PARA CONSERVAÇÃO DE EDIFÍCIOS HISTÓRICOS
Palavras-chave:
Conservação Preventiva, Instruções Técnicas, Museu Casa de Rui BarbosaResumo
O presente artigo apresenta o resultado da pesquisa Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa: documentação para preservação, desenvolvida no Núcleo de Preservação Arquitetônica do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa, no período de 2015 a 2019, sob a coordenação da primeira autora do presente artigo. A pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de um processo contínuo de documentação do conjunto edifício-acervo do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB), dentro do escopo das ações de preservação desenvolvidas desde o final dos anos 1990, com base na prevenção e estruturadas na forma de um Plano de Conservação Preventiva que buscou integrar o edifício histórico e as coleções que abriga.
As Instruções Técnicas constituem uma ferramenta do processo de documentação, organizando as informações relativas às ações de preservação do monumento, implementadas no âmbito do Plano de Conservação Preventiva do MCRB. Instrução Técnica foi o termo dado aos documentos que concentram informações históricas e técnicas acerca dos elementos e sistemas construtivos, as quais cumprem o objetivo de subsidiar a gestão da preservação dos monumentos, fornecendo dados aos agentes responsáveis pela tomada de decisões. O conhecimento dos materiais, elementos e técnicas construtivas, junto com o estudo de suas patologias permitem desenvolver estratégias para além de medidas curativas, aquelas que atuam antes da ocorrência do dano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.