OntoForInfoScience e Onto4ALLEditor

metodologia e editor de ontologias como facilitadores na construção de ontologias por especialistas do domínio e cientistas da informação

Autores

  • Fabrício Martins Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Castro, Lucas P. Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Construça o de ontologia., Editor de ontologia. Engenharia ontolo gica. Representaça o do Conhecimento. Cie ncia da Informaça o.

Resumo

Atualmente, ontologias sa o usadas com freque ncia em cie ncias como a Linguí stica, Cie ncia da Informaça o e Cie ncia da Computaça o, especialmente, nas a reas de Modelagem Conceitual e Representaça o do Conhecimento. Um dos grandes desafios em ontologias e seu processo de construça o, oneroso e complexo, que pode levar a erros de representaça o do conhecimento e recuperaça o da informaça o. O uso de metodologias e editores de ontologia ainda representa um desafio aos especialistas do domí nio e profissionais da informaça o, cuja formaça o na a rea na o privilegia requisitos para tais atividades. Diante desse cena rio, o presente artigo apresenta uma metodologia pro pria para construça o de ontologias - OntoForInfoScience - e um software editor de ontologias - Onto4ALLEditor -, cujo propo sito principal e fornecer uma base teo rica e funcionalidades da ferramenta para a fim de facilitar o desenvolvimento de ontologias por diferentes tipos de usua rios, principalmente especialistas do domí nio e cientistas da informaça o. A pesquisa inclui tambe m uma avaliaça o dos editores de ontologia, disponí veis atualmente, e uma breve discussa o sobre a utilizaça o e possibilidades da OntoForInfoScience e do Onto4ALLEditor nesse contexto. Como resultados esperados da abordagem proposta, pretende-se contribuir com a popularizaça o do uso de ontologias em Cie ncia da Informaça o e a reas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-01 — Atualizado em 2021-09-30

Versões