A interdisciplinaridade conceitual de contexto na perspectiva da representação do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Contexto, Representação do conhecimento, Interdisciplinaridade

Resumo

Introdução: A palavra contexto possui diversas interpretações, dependendo da abordagem terminológica que lhe é dada, em relação a linguagem, pode ser considerado do ponto de vista terminológico, contexto linguístico, e o metalinguístico. Por outro lado, no âmbito da Ciência da Informação o contexto é observado pelo ambiente informacional no qual ocorre a produção, a
representação e o uso da informação. Neste sentido esta pesquisa visa esclarecer o contexto enquanto expressão para a representação de domínios de conhecimento. Objetivo: Este artigo tem como objetivo estudar as relações interdisciplinares do
conceito contexto, a partir das definições sugeridas pelos autores da amostra selecionada pela investigação, para traçar perspectivas fronteiriças nas áreas do conhecimento e verificar sua ocorrência interdisciplinar. Metodologia: Nesse sentido, foi feito o seguinte questionamento para direcionar este estudo: quais são os aspectos conceituais das áreas de conhecimento que subsidiam as relações interdisciplinares sobre contexto? A amostra será composta de 36 definições extraídas dos 89 documentos do universo da pesquisa. Além dos elementos constitutivos do conceito contexto utilizará, também, a categoria de formação do autor e área de conhecimento das quais originaram essas definições. Para análise dos dados, utilizará o método Análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). Resultados: Os elementos que constituem as definições dos documentos analisados estão distribuídos em: pessoa com 27%, evento com 26%, objeto com 23%, ambiente com 20% e local com 4%; essas definições estão distribuídas em diversas áreas do conhecimento com formação dos autores e publicações em áreas diversificadas. Considerações Finais: As aplicações dos elementos do contexto nas áreas de Organização do Conhecimento, Ciência da Informação e Ciência da Computação explicam as relações interdisciplinares que o conceito de contexto mantém nas diferentes áreas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gercina Ângela de Lima, UFMG. Escola de Ciência da Informação

Professora Titular na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora CNPq nível 1D.

Franciele Marques Redígolo, UFPA

Professora adjunta da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Biblioteconomia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

Spotti Lopes Fujita, M., de Lima, G. Ângela ., & Marques Redígolo, F. (2022). A interdisciplinaridade conceitual de contexto na perspectiva da representação do conhecimento. Fronteiras Da Representação Do Conhecimento, 1(2), 139–163. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/41823