Das árvores do conhecimento aos rizomas e rukus:

metáforas vegetais na organização relacional do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, ; Árvores do Conhecimento;, Rizoma, Decolonialidade, Tecnologia

Resumo

A árvore tem sido usada como metáfora-chave, desde a Idade Média, para figurar sistemas
de representação do conhecimento. No entanto, o contexto sociotécnico contemporâneo
demanda por ponderações que admitam outras representações dos modos como são
produzidos, organizados, representados os saberes. Nesse sentido, o intuito deste texto é o
de refletir sobre imagens arborescentes utilizadas historicamente como símbolo
representacional das estruturas do conhecimento e, para além disso, conjeturar, no âmbito
das discussões transversais que envolvem o plano da sociobiodiversidade envolto na
produção do conhecimento, sobre algumas dessas representações utilizadas em diferentes
contextos e tempos. Chega-se ao final, na representação do Rizoma proposto por G.
Deleuze e F. Guatari, da árvore Baniana de S. Ranganathan e na árvore Ruku, representada
na pintura “A descida da pajé Jenipapo do reino das medicinas”, (2021), produzida pelo
artivista indígena da etnia Makuxi, Jaider Esbell. As considerações finais sugerem que, ao
ampliarmos nossa compreensão sobre a árvore enquanto representação de relações e não
das dicotomias ou hierarquias, poderemos perceber, com mais equidade, os arranjos
sociais, plurais e cosmológicos dos saberes.

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Biografia do Autor

Luciana de Souza Gracioso, UFSCAR

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) Especialização em Uso estratégico da tecnologia em informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). Docente junto ao Departamento de Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem documentária, recuperação da informação, representação temática, epistemologia da Ciência da informação.

Marco Antônio de Almeida, USP

Sociólogo, Doutor em Ciências Sociais, Livre-docente em Ciência da Informação. Docente do curso de
Biblioteconomia e Ciência da Informação (FFCLRP-USP) e docente/orientador no PPGCI/ECA-USP.

Clarice Sumi Kawasaki, USP

Professora associada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), credenciada
junto ao Programa de PG em Educação dessa unidade. Com graduação em Ciências Biológicas pela
UNICAMP, mestrado em Educação pela UNICAMP e doutorado em Educação pela USP.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

Gracioso, L. de S., Antônio de Almeida, M. ., & Sumi Kawasaki, C. . (2022). Das árvores do conhecimento aos rizomas e rukus: : metáforas vegetais na organização relacional do conhecimento. Fronteiras Da Representação Do Conhecimento, 1(2), 75–95. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/41850