Em direção à ontologia do movimento da Ciência Aberta

proposta de modelo conceitual ontologicamente bem fundamentado

Autores

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Comunicação Científica, Representação do conhecimento, Ontologia

Resumo

A Ciência Aberta envolve uma prática científica que defende que todo o processo de desenvolvimento de pesquisa deve ser compartilhado abertamente, desde os resultados de pesquisas, dados, códigos, entre outros. Diante disso, este trabalho apresenta uma proposta inicial de ontologia da Ciência Aberta, no intuito de organizar o conhecimento e modelar esse movimento e as suas relações. Foi utilizada a metodologia SABiO e ontologia de topo UFO, além disso, foi adotado o OntoUML para a  modelagem conceitual. Como resultado alcançado, entende-se que foi possível dar os primeiros passos em direção à construção da modelagem ontológica da Ciência Aberta. Considera-se que este produto ainda encontra-se incipiente e busca-se ampliar as relações do complexo mundo científico que urge a necessidade de ter acesso mais livre aos resultados de pesquisas, bem como no processo, nos dados científicos e na construção dessas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

Rocha, R. ., & Ribeiro, N. C. (2023). Em direção à ontologia do movimento da Ciência Aberta: proposta de modelo conceitual ontologicamente bem fundamentado. Fronteiras Da Representação Do Conhecimento, 1(1), 187–203. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/42050