Obstáculos aos processos de regularização fundiária de favelas no Brasil
o caso de Piracicaba - SP
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13186Palavras-chave:
Regularização fundiária, Favelas, Posse, ObstáculosResumo
O presente artigo tem como parâmetro a problemática existente para o desenvolvimento e conclusão dos processos de regularização fundiária de favelas no Brasil, enfocando principalmente os aspectos jurídicos das intervenções relacionados à questão da posse ou propriedade da terra por seus ocupantes. Para tanto, apresentamos seu marco jurídico-urbanístico-institucional, destacando as atuais legislações, os instrumentos de intervenções e o Ministério das Cidades. Como objeto específico de estudo optamos por três núcleos de favelas do município de Piracicaba-SP, verificando as ocorrências que levaram à não-conclusão de seus processos de regularização fundiária, tomando como principais categorias de análise as legislações as instituições, a descontinuidade administrativa os recursos financeiros e a participação popular. Ao final são apresentadas algumas considerações e diretrizes que visam a contribuir para a minimização dos obstáculos existentes para conclusão dos processos de regularização fundiária de favelas.Downloads
Referências
ALFONSIN, B. M. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularização fundiária nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro: IPPUR/FASE, 1997.
ALFONSIN, B. M.; FERNANDES, E. Da igualdade e da diferença. Estado de Minas, Belo Horizonte, 10 out. 2004. Caderno Pensar, p. 1.
CHICUTA, K. A função registral e a atuação do Judiciário: considerações sobre a desapropriação judicial e a concessão real de uso. Revista do Direito Imobiliário, São Paulo, n. 55, p.224-248, 2003.
FERNANDES, E. Revisão da Lei Federal 6766/79. Estado de Minas, Belo Horizonte, 3 nov. 2004. Caderno Cidades, p. C-3.
FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e políticas públicas. Brasília: IPEA, 2000. p.211 - 257.
JORNAL CORREIO BRAZILIENSE. Capa / Mundo. Brasília, 7 de Outubro de 2003, p. 1.
MARICATO, E. A metrópole na periferia do capitalismo. São Paulo: Hucitec, 1996.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
MATTOS, L. P. (Org.). Estatuto da Cidade comentado. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.
PIRACICABA 2010 – Realizando o Futuro. São Paulo: Editora Philippe Henry, 2001, p. 23.
PIZA, M. Diagnóstico social, econômico e jurídico das favelas de Piracicaba: relatório final. Piracicaba, SP: NEEPEP/ UNIMEP, 1995.
RANGEL, R. Falta de recursos é entrave para o Ministério das Cidades regularizar lotes país afora. O Globo, Brasília, 17 out. 2004. Caderno Cidades, p. C-1.
SAULE JÚNIOR, N. In: MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p.101.
SIQUEIRA, E. S. A gestão de projetos e a produção da cidadania na Associação dos Favelados de Piracicaba. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Silvia Maria M. Funes, Carolina Maria Pozzi de Castro, Ioshiaqui Shimbo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0