Obstáculos aos processos de regularização fundiária de favelas no Brasil

o caso de Piracicaba - SP

Auteurs

  • Silvia Maria M. Funes Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (EMDHAP)
  • Carolina Maria Pozzi de Castro Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Ioshiaqui Shimbo Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

DOI :

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13186

Mots-clés :

Regularização fundiária, Favelas, Posse, Obstáculos

Résumé

O presente artigo tem como parâmetro a problemática existente para o desenvolvimento e conclusão dos processos de regularização fundiária de favelas no Brasil, enfocando principalmente os aspectos jurídicos das intervenções relacionados à questão da posse ou propriedade da terra por seus ocupantes. Para tanto, apresentamos seu marco jurídico-urbanístico-institucional, destacando as atuais legislações, os instrumentos de intervenções e o Ministério das Cidades. Como objeto específico de estudo optamos por três núcleos de favelas do município de Piracicaba-SP, verificando as ocorrências que levaram à não-conclusão de seus processos de regularização fundiária, tomando como principais categorias de análise as legislações as instituições, a descontinuidade administrativa os recursos financeiros e a participação popular. Ao final são apresentadas algumas considerações e diretrizes que visam a contribuir para a minimização dos obstáculos existentes para conclusão dos processos de regularização fundiária de favelas.

Biographies des auteurs

  • Silvia Maria M. Funes, Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (EMDHAP)
    Silvia Maria M. Funes é mestre em Engenharia Urbana pela UFSCAR.
  • Carolina Maria Pozzi de Castro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
    Carolina Maria Pozzi de Castro é professora do Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP.
  • Ioshiaqui Shimbo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
    Ioshiaqui Shimbo é professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSCAR e Doutor em Educação pela UNICAMP.

Références

ALFONSIN, B. M. Direito à moradia: instrumentos e experiências de regularização fundiária nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro: IPPUR/FASE, 1997.

ALFONSIN, B. M.; FERNANDES, E. Da igualdade e da diferença. Estado de Minas, Belo Horizonte, 10 out. 2004. Caderno Pensar, p. 1.

CHICUTA, K. A função registral e a atuação do Judiciário: considerações sobre a desapropriação judicial e a concessão real de uso. Revista do Direito Imobiliário, São Paulo, n. 55, p.224-248, 2003.

FERNANDES, E. Revisão da Lei Federal 6766/79. Estado de Minas, Belo Horizonte, 3 nov. 2004. Caderno Cidades, p. C-3.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e políticas públicas. Brasília: IPEA, 2000. p.211 - 257.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE. Capa / Mundo. Brasília, 7 de Outubro de 2003, p. 1.

MARICATO, E. A metrópole na periferia do capitalismo. São Paulo: Hucitec, 1996.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MATTOS, L. P. (Org.). Estatuto da Cidade comentado. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

PIRACICABA 2010 – Realizando o Futuro. São Paulo: Editora Philippe Henry, 2001, p. 23.

PIZA, M. Diagnóstico social, econômico e jurídico das favelas de Piracicaba: relatório final. Piracicaba, SP: NEEPEP/ UNIMEP, 1995.

RANGEL, R. Falta de recursos é entrave para o Ministério das Cidades regularizar lotes país afora. O Globo, Brasília, 17 out. 2004. Caderno Cidades, p. C-1.

SAULE JÚNIOR, N. In: MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. p.101.

SIQUEIRA, E. S. A gestão de projetos e a produção da cidadania na Associação dos Favelados de Piracicaba. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1993.

Téléchargements

Publiée

2005-12-01

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Obstáculos aos processos de regularização fundiária de favelas no Brasil: o caso de Piracicaba - SP. (2005). Revista Geografias, 1(1), 51-69. https://doi.org/10.35699/2237-549X..13186