Nova batimetria e avaliação de parâmetros morfométricos da Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte, Brasil)

  • Rafael Pereira Resck Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • José Fernandes Bezerra Neto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ricardo Motta Pinto Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Lagoa da Pampulha, Assoreamento, Dragagem, Batimetria, Parâmetros morfométricos

Resumo

A Lagoa da Pampulha é um reservatório artificial que integra o Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte – MG. Nas últimas décadas, o processo de assoreamento na represa intensificou-se, devido ao adensamento populacional e industrial em sua bacia hidrográfica. Nesse período, uma série de intervenções foram realizadas no reservatório, alterando-lhe aspectos morfométricos primários e secundários. Este trabalho tem por objetivo apresentar a morfometria atual da Lagoa da Pampulha. Fez-se para tanto um levantamento batimétrico detalhado da represa, possibilitando a confecção de sua carta batimétrica e o cálculo de parâmetros morfométricos primários e secundários. Os resultados obtidos foram comparados com trabalhos anteriores. Houve ganho de volume em relação a 1999, e outros índices morfométricos também sofreram alterações, reflexo de intervenções recentes. O conhecimento e a interpretação correta do conjunto de dados apresentados são de grande valia para o planejamento de ações que busquem a recuperação da Lagoa da Pampulha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira Resck, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Rafael Pereira Resck é pós-graduando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, Departamento de Biologia Geral, ICB/UFMG.
José Fernandes Bezerra Neto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
José Fernandes Bezerra Neto é pós-graduando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, Departamento de Biologia Geral, ICB/UFMG.
Ricardo Motta Pinto Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Ricardo Motta Pinto Coelho é membro do Laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios, Departamento de Biologia Geral, ICB/UFMG.
Publicado
2007-12-01
Como Citar
Resck, R. P., Bezerra Neto, J. F., & Coelho, R. M. P. (2007). Nova batimetria e avaliação de parâmetros morfométricos da Lagoa da Pampulha (Belo Horizonte, Brasil). Revista Geografias, 24-37. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13230
Seção
Artigos