Aspectos geoquímicos que controlam a formação de Leques Arenosos na Bacia do Rio do Formoso-MG/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13250Palavras-chave:
Litoestruturas, Paleoclimas, Feições geomórficas, Paisagem, Aqüíferos e leques arenososResumo
Este trabalho visa investigar a influência das condicionantes litoestruturais e geoquímicas no desenvolvimento de leques arenosos na Bacia Hidrográfica do Rio do Formoso. A área de estudo localiza-se no Norte de Minas Gerais (Buritizeiro-MG), estando totalmente inserida na Bacia Sedimentar do São Francisco (porção sul do Cráton homônimo). Para a realização deste trabalho, foram utilizados os procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e cartográfica, análise química dos litotipos (ICP-AAS) e água, separação gravimétrica, elaboração e análise de Modelo Digital de Elevação e análise têmporo-espacial por meio de Imagens Landsat III (1980) e CBERS II (2007). A interpretação dos dados gerados indica que as condicionantes litogeomórficas e os aspectos diagenéticos dos arenitos do Grupo Areado e Mata da Corda, respectivamente Cretáceo Inferior e Superior, apresentam pré-disponibilidade para gênese e desenvolvimento dos leques arenosos, evidenciados pelo índice de mobilização de elementos químicos (Fe) e pelas condicionantes topomórficas. O domínio dos litotipos cretácicos controla a dinâmica hídrica local, representando as áreas de recarga (aqüíferos cretácicos), responsável pela perenidade do Rio do Formoso. Nesse contexto existe a necessidade de se conhecer a gênese e a evolução dessa paisagem a fim de se criar um plano de manejo adequado às fragilidades e potencialidades naturais da área.Downloads
Referências
AB’SÁBER, Nacib Aziz. Os domínios de natureza no Brasil - potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CPRM, Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais. Projeto São Francisco. Belo Horizonte, 2003.
DUARTE, Isabel Maria. Ratolo. (2002). Solos residuais de rochas granitóides ao sul do tejo, características geológicas e geotécnicas. Tese de Doutoramento. Universidade de Évora. 373p.
SGARBI, Geraldo Norbeto Chave. Bacia Sanfranciscana: O registro do Fanerozóico da Bacia do São Francisco. In Pinto, Claiton Piva & MartinsNeto, Marcelo. Bacia do São Francisco: Geologia e recursos naturas(ed). Belo Horizonte. SBGMG,2001. 93-138.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antuenes. A trajetória da natureza. Um estudo geomorfológico sobre os areiais de Quarai-RS. Tese de Doutouramento. São Paulo:Universidade de São Paulo, 1987.
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antuenes. Atlas da Arenização Sudoeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Coordenação e Planejamento e Secretaria da Ciência e Tecnologia Governo do Estado do RS, 2001.
SANT’ANA NETO, João Lima & NERY, Jonas Teixeira. Os climas das cidades brasileiras. In SOUZA, Célia Regina de Guveia (ed). Quaternário do Brasil.Ribeirão Preto: Holos, 2005.28-50.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-19 (2)
- 2008-12-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Wallace Magalhães Trindade, Elizêne Veloso Ribeiro, Hernando Baggio, Adolf Heinrich Horn
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0