Trajetórias do Rio Capivari
implicações de um impacto meteorítico na drenagem no reverso da Serra do Mar, São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13253Palavras-chave:
Cratera de impacto, Captura fluvial, Bacia de drenagem, Serra do MarResumo
O rio Capivari, localizado entre a Cratera de Colônia e a escarpa da Serra do Mar, na zona sul do município de São Paulo, alterou seu curso diversas vezes desde que a área foi atingida por um impacto meteorítico no Plioceno. A partir da análise de cartas hipsométrica e geológica e da observação dos padrões da rede de drenagem na região, nota-se que a formação dessa cratera de impacto teria provocado um desvio na trajetória do Capivari. Esse desvio para oeste é sugerido pela continuidade topográfica em um vale que hoje se encontra dividido entre as duas bacias, mas que deve ter sido escavado pela ação de um rio contínuo. A formação de anéis soerguidos sob processo de impact cratering e a formação de linhas de fraqueza devido ao impacto são apontadas como hipóteses para explicar este evento. Em um segundo momento, a trajetória do Capivari teria sido novamente modificada, desta vez para sudeste em direção ao litoral. Esse segundo desvio é relacionável ao conjunto de capturas fluviais que acompanha a regressão da escarpa da Serra do Mar para o interior do continente.Downloads
Referências
AB’SÁBER, A.N. Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo. São Paulo, 1957. Tese (Doutoramento em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia Fluvial. São Paulo: Edgard Blücher, 2 ed., 1980.
DIETZ, R.S. Astroblemes, Scientific American, 205 (8): 51-58, 1961. Earth Impact Database (2008). Planetary and Space Science Center, Universidade de New Brunswick. Disponível em: <http://www.unb.ca/passc/ImpactDatabase/>. Acesso 1 mai 2008.
MELOSH, H.J. Impact cratering. Oxford: Oxford University Press, 1989. OLIVEIRA, D. A captura do Alto Rio Guaratuba: uma proposta metodológica para o estudo da evolução do relevo na Serra do Mar, Boracéia – SP. São Paulo, 2003. Tese (Doutoramento em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, D.; QUEIROZ NETO, J.P. Evolução do relevo na Serra do Mar no Estado de São Paulo a partir de uma captura fluvial. Geousp, São Paulo, 22: 73-88, 2007.
RICCOMINI, C. ; TURCQ, B. ; MARTIN, L. ; MOREIRA, M.Z. ; LORSCHEITTER, M.L. The Colônia Astrobleme, Brasil. Revista IG, São Paulo, 5 (1) : 87-94, 1991.
RICCOMINI, C. ; SANT’ANNA, L.G. ; FERRARI, A.L. Evolução geológica do Rift Continental do Sudeste Brasileiro. In : MANTESSO-NETO, V. ; BARTORELLI, A. ; CARNEIRO, C.D.R. ; BRITO-NEVES, B.B.B. Geologia do Continente Sul-Americano : Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Editora Beca, 2004.
ROSS, J.L.S. ; MOROZ, I.C. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo. São Paulo : IPT / Fapesp, 1997.
SANTOS, A.H.B.; OLIVEIRA, D. Considerações a respeito da diferença leste-oeste e da possível existência de um segundo anel soerguido na cratera de Colônia, São Paulo, Brasil. Edição Especial da Revista Geografia, Ensino & Pesquisa, 12 (1): 4879-4894, 2008.
SMALL, R.J. The study of landforms. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
THORNBURY, W.D. Principles of Geomorphology. New York:John Wiley & Sons, 1954.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-10-19 (3)
- 2022-10-19 (2)
- 2008-12-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 André Henrique Bezerra dos Santos, Déborah de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0