Esta é uma versão desatualizada publicada em 2008-12-01. Leia a versão mais recente.

Trajetórias do Rio Capivari

implicações de um impacto meteorítico na drenagem no reverso da Serra do Mar, São Paulo, Brasil

Autores

  • André Henrique Bezerra dos Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-3679-2893

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13253

Palavras-chave:

Cratera de impacto, Captura fluvial, Bacia de drenagem, Serra do Mar

Resumo

O rio Capivari, localizado entre a Cratera de Colônia e a escarpa da Serra do Mar, na zona sul do município de São Paulo, alterou seu curso diversas vezes desde que a área foi atingida por um impacto meteorítico no Plioceno. A partir da análise de cartas hipsométrica e geológica e da observação dos padrões da rede de drenagem na região, nota-se que a formação dessa cratera de impacto teria provocado um desvio na trajetória do Capivari. Esse desvio para oeste é sugerido pela continuidade topográfica em um vale que hoje se encontra dividido entre as duas bacias, mas que deve ter sido escavado pela ação de um rio contínuo. A formação de anéis soerguidos sob processo de impact cratering e a formação de linhas de fraqueza devido ao impacto são apontadas como hipóteses para explicar este evento. Em um segundo momento, a trajetória do Capivari teria sido novamente modificada, desta vez para sudeste em direção ao litoral. Esse segundo desvio é relacionável ao conjunto de capturas fluviais que acompanha a regressão da escarpa da Serra do Mar para o interior do continente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Henrique Bezerra dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

André Henrique Bezerra dos Santos é graduando da Universidade de São Paulo.

Déborah de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Déborah de Oliveira é professora doutora da Universidade de São Paulo.

Referências

AB’SÁBER, A.N. Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo. São Paulo, 1957. Tese (Doutoramento em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia Fluvial. São Paulo: Edgard Blücher, 2 ed., 1980.

DIETZ, R.S. Astroblemes, Scientific American, 205 (8): 51-58, 1961. Earth Impact Database (2008). Planetary and Space Science Center, Universidade de New Brunswick. Disponível em: <http://www.unb.ca/passc/ImpactDatabase/>. Acesso 1 mai 2008.

MELOSH, H.J. Impact cratering. Oxford: Oxford University Press, 1989. OLIVEIRA, D. A captura do Alto Rio Guaratuba: uma proposta metodológica para o estudo da evolução do relevo na Serra do Mar, Boracéia – SP. São Paulo, 2003. Tese (Doutoramento em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

OLIVEIRA, D.; QUEIROZ NETO, J.P. Evolução do relevo na Serra do Mar no Estado de São Paulo a partir de uma captura fluvial. Geousp, São Paulo, 22: 73-88, 2007.

RICCOMINI, C. ; TURCQ, B. ; MARTIN, L. ; MOREIRA, M.Z. ; LORSCHEITTER, M.L. The Colônia Astrobleme, Brasil. Revista IG, São Paulo, 5 (1) : 87-94, 1991.

RICCOMINI, C. ; SANT’ANNA, L.G. ; FERRARI, A.L. Evolução geológica do Rift Continental do Sudeste Brasileiro. In : MANTESSO-NETO, V. ; BARTORELLI, A. ; CARNEIRO, C.D.R. ; BRITO-NEVES, B.B.B. Geologia do Continente Sul-Americano : Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Editora Beca, 2004.

ROSS, J.L.S. ; MOROZ, I.C. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo. São Paulo : IPT / Fapesp, 1997.

SANTOS, A.H.B.; OLIVEIRA, D. Considerações a respeito da diferença leste-oeste e da possível existência de um segundo anel soerguido na cratera de Colônia, São Paulo, Brasil. Edição Especial da Revista Geografia, Ensino & Pesquisa, 12 (1): 4879-4894, 2008.

SMALL, R.J. The study of landforms. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

THORNBURY, W.D. Principles of Geomorphology. New York:John Wiley & Sons, 1954.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Versões

Como Citar

Santos, A. H. B. dos, & Oliveira, D. de. (2008). Trajetórias do Rio Capivari: implicações de um impacto meteorítico na drenagem no reverso da Serra do Mar, São Paulo, Brasil. Revista Geografias, 4(2), 69–76. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13253

Edição

Seção

Artigos