As temáticas ambientais e a Educação Ambiental
garimpagens no ensino de Geografia e nas teorias da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13479Palavras-chave:
Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Teorias da aprendizagemResumo
Este trabalho pesquisou, com metodologia desenvolvida para esse fim, a produção acadêmicade professores sobre temáticas ambientais nos anaisdo mais recente Encontro Nacional de Práticas deEnsino de Geografia, visando a identificar a baseteórica sobre aprendizagem, em especial aperspectiva construtivista, preponderante noscurrículos oficiais.
A Educação Ambiental foi indicada pela pesquisa como temática ambiental mais expressiva, sendo um recorte significativo de interface entre a Geografia e a Educação. A concepção construtivista não foi declarada explicitamente nos trabalhos docentes, justificando a premência em ampliar sua discussão sobre a aprendizagem geográfica.
Referências
BECKER, Fernando. Capa: Concepção epistemológica e prática pedagógica. Disponível em: http://www.direcionaleducador. com.br/edicao-85- fev/12/capa-concepcaoepistemologica-e-praticapedagogica. Acesso em 10-08-2014.
_________ Fernando. Epistemologia e Ação Docente. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 58, abr./jun. 1993 BRASIL. Lei nº 9795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em 10-08-2014.
DUARTE, Newton. O Construtivismo seria pósmoderno ou o pósmodernismo seria o construtivismo? Análise de algumas ideias do construtivismo. In: _____. Sobre o construtivismo. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. Campinas: Autores Associados, 2005.
ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. . 12, 2003, João Pessoa. Anais eletrônicos do 13º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. João Pessoa: UFMG, 2013. 195p. Disponível em: http://files.enpeg2013.com.br/sites/default/files/uploads/noticia/119- anais-enpeg.pdf. Acessado em 15-07-2014.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: 4. ed. Papirus, 1995. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
HEDEGAARD, Mariene. A zona de desenvolvimento proximal como base para o ensino. In: DANNIELS, Harry (Org.). Uma introdução a Vygotsky. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
LOPES, Jader Janer Moreira. A criança e sua condição geográfica ... O Social em questão. Infância: construções contemporâneas, Rio de Janeiro, ano 20, n. 21, 2009.
LUCCI, Marcos Antônio. A proposta de Vygotsky: A psicologia sóciohistórica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Profesorado. Revista de Currículum y formación del profesorado, v.10, n. 2, 2006.
MENIN, Maria Suzana de Stefano - Piaget e Vygotsky - Um debate possível. Nuances, v. III, out. 1999, p. 45-50.
MIRANDA, Marília Gouveia de. Pedagogias Psicológicas e reforma educacional. In: DUARTE, Newton. Sobre o construtivismo. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. Campinas: Autores Associados, 2005.
LESTEGÁS, Francisco Rodríguez. Concebir la geografia escolar desde una nueva perspectiva: una disciplina a servicio de la cultura escolar. Boletin de la Asociación de Geógrafos Españoles. Madrid. n. 33, 2002, p. 173-186.
SOLÉ, Isabel; COLL, César. Os professores e a concepção construtivista. In: COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa; et al. O construtivismo na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Ática, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_________. A formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L. S. ; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A .N. Estudos sobre a história do comportamento: O macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Regina Célia Frigério
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0