Lugares e paisagens virtuais
uma aproximação conceitual e metodológica de representações geográficas em jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2018.19368Palavras-chave:
Paisagem, Jogos Digitais, Geovisualização na web, LugarResumo
O presente trabalho aborda a geovisualização de lugares e paisagens virtuais representados nos cenários de jogos digitais. A sobreposição entre espaço geográfico e realidade virtual criada nestes jogos é ampla e gera inúmeras possibilidades para geovisualização diferenciada de aspectos geográficos, ocorrendo no ciberespaço e integrando a cibercultura. Cenários de jogos digitais exercem as funções de lugar de determinadas vivências e de paisagem de determinadas emoções, participando do cotidiano de jogadores passíveis de estarem distribuídos globalmente e de nunca terem estado nos lugares e paisagens que foram virtualmente representados. Percebem-se cenários digitais que se distinguem entre reais e aqueles, parciais ou totalmente, ficcionais. Selecionou-se a franquia Street Fighter devido à popularidade mundial dos jogos e devido ao fato de os cenários possuírem perspectiva de visada única e definida. Estes foram inventariados em um banco de dados, classificados segundo tipologia e, depois, georrefenciados. Foram gerados mapas temáticos da abrangência espacial de cada título principal da franquia e criada uma interface de geovisualização web para a totalidade de cenários da franquia. A interface permitiu o acesso interativo e a visualização georreferenciada das localidades e paisagens retratadas no jogo, acrescidas das informações inventariadas e de imagens reais com maior ou menor semelhança aos cenários representados. A abrangência geográfica representada na franquia engloba 27 países em 6 continentes, destacando-se viés de síntese cultural nos cenários representados.
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