Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar

experiência de intervenção em escola pública de Natal/RN

Autores

  • Raquel Silva dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Maria Luiza de Oliveira Terto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Nadeline Hevelyn de Lima Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Sebastião Milton Pinheiro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Arildo Gomes Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X.2020.24134

Palavras-chave:

Cartografia escolar

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa conduzida com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense, com o objetivo de avaliar a capacidade de operar e articular conceitos básicos da cartografia na análise do espaço geográfico em múltiplas escalas, a partir do emprego de geotecnologias e tecnologias da informação e de comunicação (TIC’s). Mais especificamente, foram investigados o conhecimento e a capacidade dos alunos na compreensão da representação cartográfica, realizado através da ferramenta Kahoot!, inter-relacionando os elementos geográficos com o contexto escolar, como também no aperfeiçoamento da habilidade de localização e de orientação espacial geocartográfica. Os procedimentos metodológicos compreenderam a revisão bibliográfica, o planejamento das atividades pedagógicas e a elaboração do projeto de intervenção em torno de quatro momentos de 50 minutos/aula, em dois dias de intervenções pedagógicas presenciais. As intervenções constaram de uma parte teórica e outra prática, com a utilização de bússola, imagens Google Earth, aplicação de questionários e emprego do software Kahoot!. Os resultados revelam que geotecnologias e as TIC’s auxiliam de forma significativa no aprendizado cartográfico, conferindo a participação mais efetiva dos alunos durante as aulas.

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Publicado

2020-08-11 — Atualizado em 2022-04-15

Versões

Como Citar

Anjos, R. S. dos, Terto, M. L. de O., Araújo, N. H. . de L., Silva, S. M. P. da, & Cavalcante, A. G. (2022). Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar: experiência de intervenção em escola pública de Natal/RN. Revista Geografias, 16(1), 76–94. https://doi.org/10.35699/2237-549X.2020.24134 (Original work published 11º de agosto de 2020)

Edição

Seção

Artigos