Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar

experiência de intervenção em escola pública de Natal/RN

  • Raquel Silva dos Anjos UFRN
  • Maria Luiza de Oliveira Terto UFRN
  • Nadeline Hevelyn de Lima Araújo UFRN
  • Sebastião Milton Pinheiro da Silva UFRN
  • Arildo Gomes Cavalcante SEEC/RN
Palavras-chave: Cartografia escolar, Colégio Atheneu, TIC’s, geotecnologias, inclusão digital.

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa conduzida com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense, com o objetivo de avaliar a capacidade de operar e articular conceitos básicos da cartografia na análise do espaço geográfico em múltiplas escalas, a partir do emprego de geotecnologias e tecnologias da informação e de comunicação (TIC’s). Mais especificamente, foram investigados o conhecimento e a capacidade dos alunos na compreensão da representação cartográfica, realizado através da ferramenta Kahoot!, inter-relacionando os elementos geográficos com o contexto escolar, como também no aperfeiçoamento da habilidade de localização e de orientação espacial geocartográfica. Os procedimentos metodológicos compreenderam a revisão bibliográfica, o planejamento das atividades pedagógicas e a elaboração do projeto de intervenção em torno de quatro momentos de 50 minutos/aula, em dois dias de intervenções pedagógicas presenciais. As intervenções constaram de uma parte teórica e outra prática, com a utilização de bússola, imagens Google Earth, aplicação de questionários e emprego do software Kahoot!. Os resultados revelam que geotecnologias e as TIC’s auxiliam de forma significativa no aprendizado cartográfico, conferindo a participação mais efetiva dos alunos durante as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-08-11
Como Citar
Silva dos Anjos, R., de Oliveira Terto, M. L., de Lima Araújo, N. H., Pinheiro da Silva, S. M., & Gomes Cavalcante, A. (2020). Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar. Revista Geografias, 28(1), 76-94. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/24134
Seção
Artigos