Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar
experiência de intervenção em escola pública de Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2020.24134Palavras-chave:
Cartografia escolarResumo
Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa conduzida com alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense, com o objetivo de avaliar a capacidade de operar e articular conceitos básicos da cartografia na análise do espaço geográfico em múltiplas escalas, a partir do emprego de geotecnologias e tecnologias da informação e de comunicação (TIC’s). Mais especificamente, foram investigados o conhecimento e a capacidade dos alunos na compreensão da representação cartográfica, realizado através da ferramenta Kahoot!, inter-relacionando os elementos geográficos com o contexto escolar, como também no aperfeiçoamento da habilidade de localização e de orientação espacial geocartográfica. Os procedimentos metodológicos compreenderam a revisão bibliográfica, o planejamento das atividades pedagógicas e a elaboração do projeto de intervenção em torno de quatro momentos de 50 minutos/aula, em dois dias de intervenções pedagógicas presenciais. As intervenções constaram de uma parte teórica e outra prática, com a utilização de bússola, imagens Google Earth, aplicação de questionários e emprego do software Kahoot!. Os resultados revelam que geotecnologias e as TIC’s auxiliam de forma significativa no aprendizado cartográfico, conferindo a participação mais efetiva dos alunos durante as aulas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília, Distrito Federal: Ministério da Educação – MEC, 1999.
BOMFIM, N. R. A imagem da Geografia e do ensino da Geografia pelos professores das séries iniciais. Estudos Geográficos (UNESP), v. 4, p. 107-116, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em Agosto 2018.
CASTELLAR, S. M. V.; SACRAMENTO, A. C. R.; MUNHOZ, G. B. Recursos multimídia na educação geográfica: perspectivas e possibilidades. Ciência Geográfica. Bauru, v. 15, n. 1, jan./dez. 2011.
CASTELLAR, Sônia M. Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais, 2013.
CASTROGIOVANNI, A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. – Porto Alegre: Mediação, 7.ed, 2009.
DI MAIO, A. C. Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial. Tese (Doutorado em Geografia). Rio Claro, UNESP, 2004.
DI MAIO, A. C. GEODEN: geotecnologias digitais no ensino básico por meio da Internet. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 13, 2007, Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007. Artigos, p.1457 -1464.
DI MAIO, A. C. et.al. GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), Natal. Anais... São José dos Campos: INPE, 2009. Artigos p. 2397 -2404.
FERREIRA, M. S. Oficina pedagógica recurso mediador da atividade do aprender. In: RIBEIRO, M. M.G; FERREIRA, M.S. (org.). Oficina pedagógica: uma estratégia de ensino – aprendizagem. Nata: EDUFRN, 2001.
FLORENZANO, T. G. Geotecnologias na geografia aplicada: difusão e acesso. Revista do Departamento de Geografia, 17, p. 24-29, 2005.
FONSECA, S. F. da. Geoprocessamento aplicado no ensino médio como suporte para interdisciplinaridade. RA’EGA. Curitiba, 2017. v.42, p. 165 -178.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino da geografia: a aprendizagem mediada. 1. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004. v. I. 198p.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia escolar crítica. BOOC, 2008.
FRANCISCO, C. N; OLIVEIRA, C. A. V. Inclusão digital e os sistemas de informações geográficas aplicados ao ensino básico. In: Encontro de Prática de Ensino da Geografia, 9, Niterói, Anais. Niterói: UFF, 2007.
GIRARDI, G. Aventuras da leitura de mapas. In: SEEMANN, J. (org.). A aventura cartográfica: perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a cartografia humana. Fortaleza: Expressão,p. 61-72, 2005.
JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. In: Em aberto: Educação a Distância. Brasília, 1996.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 11ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2005.
LIMA, E. G. R.; MORAIS, M. A. C. de. O Atheneu norte-riograndense feminino, sua história. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: O ensino e a pesquisa em História da Educação, Anais..., UFS, Aracaju-SE, 2008
LOBÃO, J. S. B., CHAVES, J. M. Geotecnologias na aprendizagem da geografia: alternativas para a inclusão digital. GEOGRAFIAS, n. 1, p. 35-40, 2008.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MOREIRA, S. A. G. Uma discussão teórico-metodológica sobre o uso da cartografia multimídia para a formação de professores de Geografia. In: I Simpósio de pós-graduação em Geografia do estado de São Paulo, Anais..., Rio Claro, p. 809-819, 2008.
NOGUEIRA, R. E. Tecnologias da informação e comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar. Revista Geografares, n°12, p.228-257, 2012.
OLIVEIRA, C. de. (et.al). Tic’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.
PASSINI, E. Y. A alfabetização cartográfica. In: PASSINI, E. Y. PASSINI, R. MALYSZ, S. T. (orgs). Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, p. 143- 155, 2007.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PAVIANI, N. M. S; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago, 2009.
PEREIRA, T. O sensoriamento remoto como recurso didático no ensino fundamental. 120 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2007.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación. 24, 63-90, 2000.
PONTES, E. T. M.; CAMPOS, G. S.; CARVALHO, A. B de. Geotecnologias, cartografia digital e geoprocessamento aplicados ao ensino de geografia e disciplinas afins: uma experiência de extensão no semiárido cearense. GeoFocus (Artículos), nº 21, p. 145-167, 2018.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio. ano 8, agosto-outubro, 2004.
SAUSEN, T. M. Entrenamiento en percepcion remota en Brasil: situación actual y perspectivas futuras. Serie Geográfica “La Enseñanza de La Teledetección”, nº. 2, Universidad de Alcalá de Henares, Departamento de Geografia, Revista Española de Percepción Remota, Madrid, Espanha; p. 151-156, 1992.
SAUSEN, T.M.; ALBUQUERQUE, P. C. G.; SANTOS, V. M. N. O ensino de sensoriamento remoto para estudantes de I e II graus: o exemplo de São José dos Campos-SP. Revista SELPER. v.13, n. 1-2, junio, p. 30-34, 1997.
SILVA, S. M. P. da; FAUSTINO, A. B.; SILVA, M. R. S.; SILVA, R. R. P. da.
Sensoriamento remoto e SIG aplicados ao ensino de geografia e de cartografia em escolas públicas da cidade de natal, Rio Grande do Norte (RN), Nordeste do Brasil. In: VIII Jornadas de Educación en Percepción Remota en el Ámbito del Mercosur, Córdoba, 2011.
TERRAVIEW. TerraView 4.1.0. São José dos Campos, SP: INPE, 2010.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-15 (2)
- 2020-08-11 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raquel Silva dos Anjos, Maria Luiza de Oliveira Terto, Nadeline Hevelyn de Lima Araújo, Sebastião Milton Pinheiro da Silva, Arildo Gomes Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0