Ensino-aprendizagem do saber religião em Geografia
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2021.24403Mots-clés :
Ensino-aprendizagem em Geografia, Religião, Estratégias metodológicasRésumé
Nos dias atuais, diante das inovações cada vez mais frequentes, o processo de ensino-aprendizagem não deve ocorrer apenas por meio de aulas expositivas. Isso porquê há diversas estratégicas metodológicas disponíveis para o desenvolvimento do processo educacional, tendo-se em vista a compreensão da realidade com base na vivência dos estudantes. O termo estratégias de ensino-aprendizagem refere-se aos meios que o professor utiliza para articular o conteúdo às realidades dos estudantes, de modo a facilitar o entendimento de conteúdos e a produção de conhecimentos, mirando a assunção de objetivos e resultados esperados. Para isso, é importante que o professor defina os objetivos a serem alcançados, juntamente com os estudantes ou deixando evidente para estes tais objetivos, de modo a dar sentido ao processo educacional. Com esse entendimento, objetivamos analisar o ensino-aprendizagem do saber religião na Geografia escolar, especificamente, no Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Caicó (RN). Recortamos para a pesquisa o nível da Educação Básica, mais precisamente, o Ensino Médio, uma vez que é nesse nível de ensino que há de se considerar a capacidade de abstração e simbolização por parte dos estudantes. Além disso, no Ensino Médio há o aprofundamento de conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, o que torna viável uma abordagem do fenômeno religioso no ensino de Geografia. Outrossim, recortamos para a pesquisa as escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Caicó considerando o fato de este ser o principal centro urbano do Seridó Potiguar, sendo que todos os procedimentos educacionais adotados nas escolas dessa cidade acabam influenciando – direta ou indiretamente – àqueles desenvolvidos nas escolas dos demais municípios seridoenses. Além disso, a produção do espaço caicoense foi e é influenciada pela religião, fato histórico que pode fazer com que professores de Geografia busquem contextualizar o processo educacional por meio da relação entre espaço e religião. Como resultado da investigação, afirmamos a importância de se trabalhar o saber religião na Geografia escolar, uma vez que a religião e a Geografia possuem relações intrínsecas, sendo viável a análise da produção do espaço geográfico por intermédio das questões ou dos aspectos religiosos. Do mesmo modo, asseveramos ser necessário romper com as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem, ultrapassando-as com a escolha e utilização de estratégias metodológicas que possibilitem trabalhos interdisciplinares, dinâmicos e contextualizados, com a significação de conteúdos em vivências.
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