Ensino-aprendizagem do saber religião em Geografia

Autores

  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador UFRN
  • Roseane Richele de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X%20.2021.24403

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem em Geografia, Religião, Estratégias metodológicas

Resumo

Nos dias atuais, diante das inovações cada vez mais frequentes, o processo de ensino-aprendizagem não deve ocorrer apenas por meio de aulas expositivas. Isso porquê há diversas estratégicas metodológicas disponíveis para o desenvolvimento do processo educacional, tendo-se em vista a compreensão da realidade com base na vivência dos estudantes. O termo estratégias de ensino-aprendizagem refere-se aos meios que o professor utiliza para articular o conteúdo às realidades dos estudantes, de modo a facilitar o entendimento de conteúdos e a produção de conhecimentos, mirando a assunção de objetivos e resultados esperados. Para isso, é importante que o professor defina os objetivos a serem alcançados, juntamente com os estudantes ou deixando evidente para estes tais objetivos, de modo a dar sentido ao processo educacional. Com esse entendimento, objetivamos analisar o ensino-aprendizagem do saber religião na Geografia escolar, especificamente, no Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Caicó (RN). Recortamos para a pesquisa o nível da Educação Básica, mais precisamente, o Ensino Médio, uma vez que é nesse nível de ensino que há de se considerar a capacidade de abstração e simbolização por parte dos estudantes. Além disso, no Ensino Médio há o aprofundamento de conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, o que torna viável uma abordagem do fenômeno religioso no ensino de Geografia. Outrossim, recortamos para a pesquisa as escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Caicó considerando o fato de este ser o principal centro urbano do Seridó Potiguar, sendo que todos os procedimentos educacionais adotados nas escolas dessa cidade acabam influenciando – direta ou indiretamente – àqueles desenvolvidos nas escolas dos demais municípios seridoenses. Além disso, a produção do espaço caicoense foi e é influenciada pela religião, fato histórico que pode fazer com que professores de Geografia busquem contextualizar o processo educacional por meio da relação entre espaço e religião. Como resultado da investigação, afirmamos a importância de se trabalhar o saber religião na Geografia escolar, uma vez que a religião e a Geografia possuem relações intrínsecas, sendo viável a análise da produção do espaço geográfico por intermédio das questões ou dos aspectos religiosos. Do mesmo modo, asseveramos ser necessário romper com as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem, ultrapassando-as com a escolha e utilização de estratégias metodológicas que possibilitem trabalhos interdisciplinares, dinâmicos e contextualizados, com a significação de conteúdos em vivências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Doutor em Geografia pela UNICAMP. Professor do Departamento e de Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFRN.

Roseane Richele de Medeiros

Mestra em Geografia pela UFRN.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille: 2004. p. 67-100.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 11 dez. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA): território. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/territorio>. Acesso em 19 de março de 2016.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissionais docentes. São Paulo: Cortez, 2008.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAIS, I. R. D. Seridó Norte-rio-grandense: uma geografia da resistência. Caicó: Edição do autor, 2005.

PETRUCCI, V. B. C.; BATISTON, R. R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (Org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. (Org.) O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p. 249-288.

POSSOLLI, G. E.; GUBERT, R. Portfólio como ferramenta metodológica e avaliativa. Paraná: Agrinho, 2014.

SALVADOR, D. S. C. O.; MACEDO, H. A. M.; MEDEIROS, L. T. A. Espaço e fé: abordagem histórico-geográfica do catolicismo em Caicó (RN). Espaço e Cultura, n. 42, p. 103-125, jul./dez. 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9º. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, & Roseane Richele de Medeiros. (2021). Ensino-aprendizagem do saber religião em Geografia. Revista Geografias, 29(1), 60–80. https://doi.org/10.35699/2237-549X .2021.24403

Edição

Seção

Artigos