Ensino-aprendizagem do saber religião em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X.2021.24403Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem em Geografia, Religião, Estratégias metodológicasResumo
Nos dias atuais, diante das inovações cada vez mais frequentes, o processo de ensino-aprendizagem não deve ocorrer apenas por meio de aulas expositivas. Isso porquê há diversas estratégicas metodológicas disponíveis para o desenvolvimento do processo educacional, tendo-se em vista a compreensão da realidade com base na vivência dos estudantes. O termo estratégias de ensino-aprendizagem refere-se aos meios que o professor utiliza para articular o conteúdo às realidades dos estudantes, de modo a facilitar o entendimento de conteúdos e a produção de conhecimentos, mirando a assunção de objetivos e resultados esperados. Para isso, é importante que o professor defina os objetivos a serem alcançados, juntamente com os estudantes ou deixando evidente para estes tais objetivos, de modo a dar sentido ao processo educacional. Com esse entendimento, objetivamos analisar o ensino-aprendizagem do saber religião na Geografia escolar, especificamente, no Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Caicó (RN). Recortamos para a pesquisa o nível da Educação Básica, mais precisamente, o Ensino Médio, uma vez que é nesse nível de ensino que há de se considerar a capacidade de abstração e simbolização por parte dos estudantes. Além disso, no Ensino Médio há o aprofundamento de conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental, o que torna viável uma abordagem do fenômeno religioso no ensino de Geografia. Outrossim, recortamos para a pesquisa as escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Caicó considerando o fato de este ser o principal centro urbano do Seridó Potiguar, sendo que todos os procedimentos educacionais adotados nas escolas dessa cidade acabam influenciando – direta ou indiretamente – àqueles desenvolvidos nas escolas dos demais municípios seridoenses. Além disso, a produção do espaço caicoense foi e é influenciada pela religião, fato histórico que pode fazer com que professores de Geografia busquem contextualizar o processo educacional por meio da relação entre espaço e religião. Como resultado da investigação, afirmamos a importância de se trabalhar o saber religião na Geografia escolar, uma vez que a religião e a Geografia possuem relações intrínsecas, sendo viável a análise da produção do espaço geográfico por intermédio das questões ou dos aspectos religiosos. Do mesmo modo, asseveramos ser necessário romper com as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem, ultrapassando-as com a escolha e utilização de estratégias metodológicas que possibilitem trabalhos interdisciplinares, dinâmicos e contextualizados, com a significação de conteúdos em vivências.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille: 2004. p. 67-100.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 11 dez. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA): território. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/territorio>. Acesso em 19 de março de 2016.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissionais docentes. São Paulo: Cortez, 2008.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAIS, I. R. D. Seridó Norte-rio-grandense: uma geografia da resistência. Caicó: Edição do autor, 2005.
PETRUCCI, V. B. C.; BATISTON, R. R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (Org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se... em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. (Org.) O ensino de Geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004, p. 249-288.
POSSOLLI, G. E.; GUBERT, R. Portfólio como ferramenta metodológica e avaliativa. Paraná: Agrinho, 2014.
SALVADOR, D. S. C. O.; MACEDO, H. A. M.; MEDEIROS, L. T. A. Espaço e fé: abordagem histórico-geográfica do catolicismo em Caicó (RN). Espaço e Cultura, n. 42, p. 103-125, jul./dez. 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9º. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-04-15 (2)
- 2021-07-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador, Roseane Richele de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0