Ferramenta de pesquisas sobre estabelecimentos baseada na geolocalização

uma proposta para aprimorar a experiência do turista em Tiradentes - MG

Autores

  • Rodrigo Otávio Passos Ferreira Departamento de Ciência da Computação - UFMG https://orcid.org/0000-0002-5801-0100
  • Guilherme Augusto Pereira Malta Departamento de Turismo - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X.2019.19741

Palavras-chave:

Geolocalização, Destino inteligente, Experiência turística, Tiradentes - MG

Resumo

Neste artigo relata-se a elaboração de um modelo de dados, e o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo móvel de auxílio a turistas, que tem como objetivo pesquisar estabelecimentos com base na geolocalização e preferências do usuário. O Objetivo deste estudo, é avaliar como esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para aprimorar a experiência dos turistas, adequando as cidades a um modelo de cidade inteligente que proporciona novos canais de interação com as pessoas. Neste estudo, foram avaliados diferentes casos de uso da utilização do aplicativo proposto na cidade de Tiradentes - MG, buscando entender melhor como a experiência do turista pode ser ampliada com essa ferramenta. Os resultados obtidos mostram que, a disponibilidade de informações geográficas dos nos dispositivos móveis atuais, agregam muitas possibilidades de uso, sendo a tratada neste artigo uma maneira bastante promissora de se agregar valor ao turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLSON, Janaína Gontijo; FERREIRA, Marta Araújo Tavares. Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL UCS, IV, 2006. Caxias do Sul, 2006. Os Impactos do Turismo em Tiradentes: uma análise da percepção do setor público local. 2006.

BOUSKELA, M.; CASSEB, M.; BASSI, S.; DE LUCA, C.; FACCHINA, M. Caminho para as smart cities: da gestão tradicional para a cidade inteligente. Monografia do BID; 454 p. Acesso em 20 de abril de 2017. Disponível em: <https://publications.iadb.org/bitstream/handle/11319/7743/Caminho-para-as-smart-cities-Da-gestao-tradicional-para-a-cidade-inteligente.pdf>.

BRANDÃO, M.; JOIA, L. A. ; TELES, A. Destino turístico inteligente: um caminho para transformação. In: XIII Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 2016, 2016, São Paulo. XIII Anais ANPTUR 2016, 2016.

CARVALHO, P. R. de et al. Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e pós-graduação em Turismo UAM, IV, 2007, São Paulo. A percepção dos empresários sobre os impactos sócio-ambientais do Turismo em Tiradentes-MG. 2007.

CEREDA JUNIOR, A. Inteligência Geográfica na Educação: Transformando o mundo por meio da integração tecnológica e geoespacial no processo de ensino-aprendizagem. Revista Conhecimento Prático: Geografia, São Paulo: Editora Escala, p.30-31, jan. 2015, edição 58. Bimestral.

CEREDA JUNIOR., A.; Muito além da Internet das Coisas: a Geografia ds Coisas. Revista Conhecimento Prático: Geografia, 60(1), 30-31, 2015.

CHOURABI, H., NAM, T., WALKER, S., GIL-GARCIA, J. R., MELLOULI, S., NAHON, K. SCHOLL, H. J.; Understanding Smart cities: An Integrative Framework. 2012 45th Hawaii International Conference on System Sciences, 2289–2297.Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=6149291; 2012.

FERRARO, RICHARD; AKTIHANONOG, MURAT. Location Based ServicesPast, Present, and Future. Green paper from Location Based Services Navigating through the Mobile Jungle, janeiro, 2010.

GOOGLE. Android Developers. Disponivel em <http://developer.android.com/> Acesso em dezembro de 2010.

GRETZEL, U., SIGALA, M., XIANG, Z., & KOO, C. Smart tourism: foundations and developments. Electronic Markets, 25(3), 179–188; 2015.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2002. 349 p.

HAUGLAND, S. A., NESS, H., GRØNSETH, B.-O., & AARSTAD, J.; Development of tourism destinations. Annals of Tourism Research, 38(1), 268–290, 2011.

KUPPER, AXEL. Locaion-based Services: Fundamentals and Operation. John Wiley & Sons Ltd, 2005.

LACERDA, F.; LIMA MARQUES, M. Da necessidade de princípios de arquitetura da Informação para a Internet das Coisas. Perspectivas em Ciência da Informação, v.20, n.2, p.158-171, abr./jun. 2015.

MANCINI, M. Internet das Coisas: sua história, conceitos e aplicações. E os desafios para projetos. Revista Design Management, p. 16 - 22, 24 fev. 2017.

MUNIZ, L. O.; MARINO, T. B.; SILVA, J. X. da. Geoinclusão: Sistemas de Informação Geográfica e Crowdthinking. In: XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, Buenos Aires. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher. v. 3. p. 471-475, 2016.

MUÑOZ, A. L. de A.; SANCHEZ, S. G.; Destinos inteligentes. Harvard Deusto business review, ISSN 0210-900X, p. 58-67, 2013.

NATIONAL CENTER FOR GEOGRAPHIC INFORMATION AND ANALYSIS NCGIA Core Curriculum. Edited by Michael F. Goodchild and Karen K Kemp, Santa Barbara: University of California 1990.

NEIROTTI, P., DE MARCO, A., CAGLIANO, A. C., MANGANO, G., & SCORRANO, F. Current trends in Smart City initiatives: Some stylised facts. Cities, 38(JUNE), 25–36, 2014.

OLIVEIRA, J. M. de. Tiradentes de palco dos criativos a cidade criativa: caminho possível? 2015. 294 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2015.

SAARINEN, J. Destinations in change: The transformation process of tourist destinations. Tourist Studies, 4(2), 161–179, 2005.

SEBRAE. Destinos turísticos inteligentes: Tecnologias de informação e desenvolvimento sustentável. 2016. Boletim de Inteligência. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/BI_Tur_2016_06_Destinos%20Tur%C3%ADsticos%20Inteligentes.pdf>.

SEGGITUR. O que são destinos turísticos inteligentes? Feature Design. Segittur – Turismo e Innovación. Gobierno de España. 2016.

SHAPIRO, J. M. Smart cities: Quality of Life, Productivity, and the Growth Effects of Human Capital. The Review of Economics and Statistics, 88(2), 324–335. 2006

SILVEIRA, G. T. de. Carnaval de Tiradentes e a Comunidade Local. 2006. 49 f.

Trabalho de conclusão de curso (Especialização) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú.

SNEKKENES, E. Concepts for personal location privacy policies. In: ACM Conference on Electronic Commerce (EC'01), 14-17 Outubro 2001 Tampa, Florida, USA, pages 48-57. acm press, 2001.

SOARES, G. M.; Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL UCS, IV, 2006. Caxias do Sul, 2006. Os Impactos do Turismo em Cidades Históricas – Estudo de Caso: Tiradentes MG. 2006.

UNWTO. Tourism: Driving Trade, Fostering Development and Connecting People. Madrid: World Tourism Organization, 2015.

VIEIRA FILHO, N. A. Q.; DUARTE, G.; SOUZA, T. R. de. Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, UCS, IV, 2006. Caxias do Sul, 2006. Os impactos do Turismo sobre a arte e o artesanato em Tiradentes-MG. 2006.

WEF. The Travel & Tourism Competitiveness Report 2015: Growth through Shocks. Geneva: The World Economic Forum, 2015.

WTTC. Economic Impact of Travel & Tourism: 2015 Annual Update Summary. London: World Travel & Tourism Council, 2015. Disponível em: <http://www.veilleinfotourisme.fr/medias/fichier/wttc-2015-economic-impact-annual-update_1427716779046-pdf>.

XAVIER DA SILVA, J. O que é Geoprocessamento. Revista do CREA-RJ, 79(1), 42-44, 2009.

Downloads

Publicado

2020-03-18 — Atualizado em 2022-04-15

Versões

Como Citar

Ferreira, R. O. P. ., & Malta, G. A. P. (2022). Ferramenta de pesquisas sobre estabelecimentos baseada na geolocalização: uma proposta para aprimorar a experiência do turista em Tiradentes - MG. Revista Geografias, 15(1), 73–91. https://doi.org/10.35699/2237-549X.2019.19741 (Original work published 18º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos