Trilhando saberes geográficos
contribuições do jogo “Trilha Serrolandense” para o processo de ensino e aprendizagem na EJA
Palavras-chave:
Jogos, Ensino de Geografia, Trilha Serrolandense, EJAResumo
Este texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET0, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB), cujo objetivo foi compreender as contribuições dos jogos analógicos para a apreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação, ancorada na elaboração e uso do jogo Trilha Serrolandense, utilizado nas turmas de EJA do COMAGS. Para as análises dos dados e informações coletados acerca da importância do jogo Trilha Serrolandense, no processo de ensino-aprendizagem, valemo-nos do questionário como dispositivo para a coleta de informações com os estudantes colaboradores, intencionando investigar os benefícios deste dispositivo didático-pedagógico para a compreensão de temas geográficos ancorados nos elementos vinculados ao lugar de vivência destes sujeitos. Os resultados apontam que o uso do jogo Trilha Serrolandense permitiu a compreensão do conteúdo a partir do conceito de lugar, possibilitando uma melhor compreensão da realidade, visto que dialoga com o cotidiano dos sujeitos aprendentes do COMAGS, em Serrolândia-BA.
Downloads
Referências
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. 153 p.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; MORAES, Jeruza Vilhena de; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. Jogos e resolução de problemas para o entendimento do espaço geográfico no ensino de Geografia. In: CALLAI, Helena. Copetti (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Edi. Inujuí, 2011. p. 249-274.
CHALITA, Ana Lucia. Ensinando Geografia através do lúdico: uma proposta de atividade significativa. In: SACRAMENTO et al. (Orgs). Ensino de Geografia: produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: consequência, 2015, p. 143-169.
DIRETORIA DE INFORMAÇÕES GEOAMBIENTAIS. (2015). SERROLÂNDIA. [meio digital]. Escala: 1.100. 000. Disponível em: <https://ftp.sei.ba.gov.br/Geoinformacao/mapas/munic/vigente/mapa_com_descritivo_atual_2930600.pdf> . Acesso em: 08 jan. 2023.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda; MORAIS, Maria Valdirene Araújo Rocha; SILVA, Carlos Vinícius Ribeiro. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de Geografia. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 152 - 166, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017152. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017152> Acesso em: 8 jan. 2023.
MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. Construção do conceito de lugar em interface com uma Geografia Escolar inclusiva. In: PORTUGAL, Jussara Fraga (Org). Educação Geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017, p. 131-144.
KLIMEK, Rafael Luís Cecato. Como Aprender Geografia com a utilização de jogos e situações-problema. In: PASSINI, Elza Yasuko (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011, p. 117-123.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Desenvolvimento dos estados da consciência e ludicidade. In: __________.(Org.). Ludopedagogia: educação e ludicidade. Salvador: UFBA, 2000, v. 1, p. 83-102. (Ensaios, 1).
MAIA, Humberto Cordeiro Araújo. Saberes e Práticas de Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos. In: NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos; MAIA, Humberto Cordeiro Araújo. (Orgs). Geografia e ensino: aspectos contemporâneos da prática e da formação docente. Salvador: EDUNEB, 2018, p. 45-66.
MARQUES, Joseane Bispo Oliveira. As “quebras” e “tiras” de licuri no Sertão da Bahia. . In: VASCONCELOS, Claúdia Pereira; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; NUNES, Denys dos Reis; VASCONCELOS, Vânia Nara Pereira. (Orgs). Por trás da serra: histórias, narrativas e saberes de uma cidade do interior da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2014, p. 89-106.
MIRANDA, Simão de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas Críticas, Brasília, v. 8, n. 14, jan/jun. 2002. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2989/2688>. Acesso em: 17 fev. 2022
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Selzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes. 1982. Disponível em: https://feapsico2012.files.wordpress.com/2016/11/moreira-masini-aprendizagem-significativa-a-teoria-de-david-ausubel.pdf acesso: 16 de março de 2024.
OLIVEIRA, Adriano Rodrigo. CONSTRUINDO UMA DIDÁTICA DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA: entre linguagem cartográfica, cultura, saberes e práticas docentes. In: CALLAI, Helena Copetti (Org). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Unijuí, 2011, p. 167-184.
RETONDAR, Jeferson. Teoria do jogo: a dimensão lúdica da existência humana. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, 95 p.
REIS, Diomedes Pereira dos. Serrote de ontem, Serrolândia de hoje. 3. ed. Salvador: Press Color, 2010, 104 p.
SANTOS, Adelvan Ferreira. Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA. 161f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós graduação em Estudos Territoriais – PROET. Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET. Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2023
SANTOS, Ivaneide Silva dos. Os (DES)Caminhos para o desenvolvimento local sustentável: Contribuiçôes e entraves da indústria de bolsas em Serrolândia. In: VASCONCELOS, Claúdia Pereira; RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; NUNES, Denys dos Reis; VASCONCELOS, Vânia Nara Pereira. (Orgs). Por trás da serra: histórias, narrativas e saberes de uma cidade do interior da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2014, p. 107-121.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Documento Curricular Referencial de Serrolândia/ Secretaria Municipal de Educação (DCRMS). Serrolândia, 2020, 1770 p. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/488094304/DCRM-de-SERROLANDIA-BA>. Acesso em: 25 dez. 2022.
VIEIRA, Carlos Eduardo; SÁ, Medson Gomes de. Recurso didático: do quadro-negro ao projetor, o que muda. In: PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010, p. 101-116.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adelvan Ferreira Santos, Simone Ribeiro Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0