Trilhando saberes geográficos

contribuições do jogo “Trilha Serrolandense” para o processo de ensino e aprendizagem na EJA

Autores

  • Adelvan Ferreira Santos Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco-SEEPE https://orcid.org/0000-0002-2731-4515
  • Simone Ribeiro Santos Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Palavras-chave:

Jogos, Ensino de Geografia, Trilha Serrolandense, EJA

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Eu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: abordagens do conceito de lugar na EJA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET0, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB), cujo objetivo foi compreender as contribuições dos jogos analógicos para a apreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental II, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação, ancorada na elaboração e uso do jogo Trilha Serrolandense, utilizado nas turmas de EJA do COMAGS. Para as análises dos dados e informações coletados acerca da importância do jogo Trilha Serrolandense, no processo de ensino-aprendizagem, valemo-nos do questionário como dispositivo para a coleta de informações com os estudantes colaboradores, intencionando investigar os benefícios deste dispositivo didático-pedagógico para a compreensão de temas geográficos ancorados nos elementos vinculados ao lugar de vivência destes sujeitos. Os resultados apontam que o uso do jogo Trilha Serrolandense permitiu a compreensão do conteúdo a partir do conceito de lugar, possibilitando uma melhor compreensão da realidade, visto que dialoga com o cotidiano dos sujeitos aprendentes do COMAGS, em Serrolândia-BA.

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Biografia do Autor

Adelvan Ferreira Santos, Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco-SEEPE

Mestre em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia -
PROET/UNEB. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela
Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente é professor efetivo
da Educação Básica na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de
Pernambuco- SEEPE.

Simone Ribeiro Santos , Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação
em Educação e Contemporaneidade (PPgEduC) da Universidade do Estado da
Bahia-UNEB. Professora no Departamento de Educação do Campus XI da
UNEB e no Programa de Pós Graduação em Estudos Territoriais –
PROET/UNEB.

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Publicado

2024-08-27

Como Citar

Ferreira Santos, A., & Ribeiro Santos , S. (2024). Trilhando saberes geográficos: contribuições do jogo “Trilha Serrolandense” para o processo de ensino e aprendizagem na EJA. Revista Geografias, 20(1), 41–59. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/46561

Edição

Seção

Artigos