AS TRÊS CARAVELAS DE 68

Autores

  • Myriam Ávila Universidade Federal de Minas Gerais / CNPq

Palavras-chave:

Tropicália, Caetano Veloso, Gilberto Gil

Resumo

Em meio às turbulências político-sociais que deram um caráter único ao ano de 1968 no Brasil, um grupo veio balançar toda a cena cultural brasileira, obrigando-a a um rearranjo total, estético e ideológico. Este texto identifica três vertentes artísticas plenamente delineadas em 68: a vanguardista, a populista e a tropicalista, aqui comparadas às três caravelas de Colombo, festejadas numa canção caribenha que Caetano e Gil retomam em versão bilíngue no LP Tropicália. Porém, na mais viva dessas vertentes, a tropicalista, ao contrário da viagem intencionada das caravelas de Colombo, o que está em jogo “não, não é uma estrada, é uma viagem (...) que não tem sul nem norte”, como diz a canção dos Novos Baianos, “Ferro na Boneca”. Hoje, o empreendimento tropicalista nos causa admiração ainda pela disposição de enfrentar pela aposta na criação e na cultura um cenário político que parecia não oferecer nenhuma perspectiva de superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRESSANE, Ronaldo. “Onde está o Waly?” Trip, set. 2008, 116-121 [Online]. Disponível em:

EQUIPE Museu Marítimo. “Três naus e um destino”. 2016 [Online]. Disponível em: <https://www.museumaritimo.com.br/single-post/2016/1/4/Tr%C3%AAs-naus-e-umdestino>

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. “O novo secretário nacional do Livro e da Leitura: a face política e sonhadora de Waly”. Entrevista publicada em 3/2/2003 no site Portal Literal. Reproduzida em SOUTO, M. P. D. “Navegando nas águas do mito: as múltiplas rotas de Waly Salomão” [Online]. Disponível em:

PAULA, Tadeu Paschoal de. “Violão de rua: canto de uma utopia romântica”. 2009. 145f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009 [Online]. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91531>

VELOSO et alii, Caetano. “Tropicália ou Panis et circencis”. São Paulo: RGE, 1968. 1 disco de vinil, 33 rpm, estéreo.

Downloads

Publicado

28-01-2021

Como Citar

ÁVILA, M. AS TRÊS CARAVELAS DE 68. Revista Kriterion, [S. l.], 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/29122. Acesso em: 28 mar. 2024.